logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Reunião do Gabinete de Gestão Integrada destaca resultados e indica rumos da segurança em Niterói PDF Imprimir E-mail

Encontro que contou com a participação do prefeito e de representantes das polícias Civil, Militar e Federal debateu integração dos setores de inteligência das polícias e combate ao consumo de crack
GGIM 

Autoridades que integram o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) se reuniram na manhã desta quarta-feira (3/4).

 

Participaram do encontro o prefeito da cidade, o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Wolney Dias, todos os titulares das delegacias do município, além de representantes das polícias Federal e Rodoviária Federal, Ministério Público Estadual, Receita Federal, Defensoria Pública e do secretariado municipal.


No encontro um dos principais temas foi a integração dos setores de inteligência das polícias Civil e Federal que resultou na desarticulação do tráfico na comunidade do Jacaré, na Região Oceânica.

 


"A integração das forças de segurança já está produzindo importantes repercussões na área. E ela se consolidando cada vez mais, vai apresentar ainda mais resultados. Essa operação integrada das polícias Civil e Federal na comunidade do Jacaré teve o reconhecimento da sociedade. A pauta dos nossos encontros cria um ambiente favorável, sinérgico. Não queremos apenas a soma das partes, mas a multiplicação dos efetivos, da inteligência e da troca de informações", destacou o prefeito.


Outro assunto abordado foi a adesão do município ao programa "Crack é possível vencer", do governo federal. A secretária Executiva da
Prefeitura, Maria Célia Vasconcelos, afirmou que foi formado um grupo de trabalho, integrando cinco secretarias, para elaborar políticas ao programa. Segundo ela, já foi encaminhada uma proposta ao Ministério da Justiça, que aguarda a aprovação.


Entre as medidas sugeridas pelo município está a da criação de consultórios de rua e a instalação de câmeras de monitoramento nos locais onde haveria o consumo da droga. De acordo com Maria Célia, atualmente, Niterói não tem cracolândias mas sim locais de cena de uso, como Icaraí, Morro do Cavalão, Região Oceânica e Centro.


O prefeito afirmou que ações de combate ao consumo de crack continuarão a ser feitas na cidade. Uma delas está prevista para a próxima sexta-feira, na praça Juscelino Kubitschek, no centro, que envolverá as secretarias de Ordem Pública, Assistência Social com a ajuda também das polícias Civil e Militar. Ele disse o local ganhará o reforço de PMs do regime do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança).


"A nossa situação não é de institucionalização das cracolândias. No entanto, se não tivermos uma atitude firme com esse programa, poderemos ter não só cenas de uso, como também ambientes de tráfico e consumo", disse.


Reordenamento urbano


Na reunião, o prefeito destacou ações de reordenamento urbano. Ele citou a operação na Rua Coronel Gomes Machado, no Centro, que promoveu , reorganização do estacionamento, poda das árvores e arbustos e a desocupação do prédio de patrimônio do Governo do Estado, que estava servindo de abrigo de pessoas em situação de rua, e vazadouro de entulho e lixo.


Ele citou ainda o projeto Calçada Livre, que será expandido para outras ruas de Icaraí, como Mariz e Barros, Álvares de Azevedo e Pereira da Silva, e também para o Largo da Batalha.


O chefe do Executivo municipal comentou o início do programa "Patrulha Escolar" que será iniciado na próxima segunda-feira. Segundo ele, em uma ação integrada entre as secretarias de Ordem Pública e Educação, dez viaturas (uma por determinada região) vão atuar no entorno das escolas.


O prefeito revelou detalhes da mensagem enviada à Câmara Municipal do projeto "Niterói mais Segura" que cria o Regime Adicional de Serviço (RAS) para os guardas municipais. Através do mecanismo, os guardas municipais poderão tirar serviços nos dias de folga e receber um adicional por cada dia extra trabalhado. De acordo com a prefeitura, o sistema funcionará como uma espécie de Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) da Guarda Municipal. Com ele, um agente da segurança municipal que trabalhar em dez plantões de 12 horas terá seu salário dobrado no fim do mês.


O chefe do Executivo municipal aproveitou o encontro para pedir, ainda, ao comandante do 12º BPM, tenente-coronel Wolney Dias, aumento da ostensividade da PM na região do Jardim Icaraí e São Francisco, na zona sul da cidade.


Jornada Mundial da Juventude


A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi outro tema tratado na reunião do GGIM. O prefeito lembrou que a cidade deverá hospedar em torno de 70 mil jovens e receber 200 mil visitantes.


Niterói vai receber eventos preparatórios para a JMJ como o "Bote Fé", que será realizado no dia 19 de maio, na Praia de Icaraí, e que vai marcar a chegada da Cruz Missionária, um dos principais símbolos da Jornada. A previsão é que o Bote Fé reúna cerca de 60 mil pessoas.


Outro evento de preparação para Jornada será a "Semana Missionária", que será realizada entre os dias 17 e 22 de julho na Região Oceânica e que deve reunir cerca de 10 mil jovens.


O ouvidor-geral da Prefeitura, Paulo Cunha, e o secretário municipal de Governo, Rivo Gianini, que estão à frente da comissão montada pela administração municipal para tratar da JMJ, disseram que a cidade vai oferecer aos jovens estrutura de palcos e eventos culturais e que estão mapeando os locais onde eles ficarão hospedados.


Ações da Polícia Civil


O titular da 81ª DP (Itaipu), delegado Gabriel Ferrando, destacou na reunião as investigações recentes feitas pela Polícia Civil que culminaram com a elucidação de crimes de grande repercussão na cidade, como a do assassinato do desembargador Gilberto Fernandes, no ano passado, no Jardim Icaraí, que já teve os principais suspeitos presos. Falou também sobre a autuação de 118 pessoas pela 76ª DP (Centro) que estavam realizando comunicação falsa de crimes de roubo e furto de telefones celulares. Ele elogiou a iniciativa do prefeito de reunir as forças de segurança.


"O que está acontecendo é inédito. O prefeito é uma pessoa que está engajada nos assuntos de segurança pública da cidade. Ele mantém contato permanente com as autoridades e não sabe o que está acontecendo só pelo noticiário", disse.


O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Marcus Jardim, falou sobre sua preocupação com os guardadores autônomos que atuam de forma irregular, os chamados "flanelinhas". O prefeito afirmou que haverá a expansão da atuação do Niterói Rotativo para outros bairros, como São Francisco, Jardim Icaraí e São Domingos, e a construção de uma garagem subterrânea em Charitas.

 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niteri - RJ