Prefeitura suspende expansão de redes aéreas de concessionárias PDF Imprimir E-mail

rn_redes_aereasDecisão vale por 15 dias, até que grupo criado pela prefeitura e representantes de empresas apresente proposta de adequação a lei que será regulamentada. Também foi exigida a remoção de fiação inativa de postes da cidade.

A Prefeitura de Niterói anunciou ontem a suspensão da expansão e implantação das redes aéreas de todas as concessionárias de serviços públicos de telefonia, internet e televisão a cabo na cidade que se utilizem de postes na cidade pelos próximos 15 dias. Em reunião com representantes das grandes empresas que atuam na cidade, o prefeito determinou, ainda, que toda a fiação inativa seja removida.

Durante o período de suspensão, uma comissão formada por representantes da prefeitura e das empresas vai elaborar um plano de remoção das redes desativadas de telefonia que estão penduradas na nos postes da cidade. Além disso, o grupo ficará responsável por apresentar propostas de regulamentação de uma lei, a 2426/2010, determinando a instalação subterrânea de novas redes desses serviços.

De acordo com o prefeito, a medida tem como principal objetivo melhorar a prestação dos serviços, reduzir a poluição visual, além de minimizar problemas com podas de árvores no município.

“Esses emaranhados de fios pendurados deixam a cidade feia, prejudicam a urbanização e o crescimento de árvores e oferecem risco aos cidadãos. Nossa meta é fazer com que toda a fiação seja subterrânea, como ocorre nas cidades mais desenvolvidas do mundo. Por isso determinei essa suspensão de novas instalações até que tenhamos um fluxo definido de ações. Do jeito que está, não pode, nem vai ficar” disse.

O grupo de trabalho vai ser coordenado pelo vice-prefeito Axel Grael e as secretárias de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, e de Mobilidade e Urbanismo, Verena Andreatta. Na próxima semana, uma nova reunião está marcada para discutir o assunto. Ao fim do prazo dado pelo prefeito deverão ser apresentadas pelo grupo de trabalho as propostas do plano de remoção da fiação aérea inativa, regulamentação da lei e apresentação de um fluxo de aprovação de novos projetos para o setor.

O prefeito deixou claro no encontro que a manutenção de redes não está proibida. “Não podemos suspender este tipo de atividade (manutenção de rede), pois o cidadão seria prejudicado e nossa medida tem exatamente o objetivo de melhorar a urbanidade da cidade, acabar com a poluição visual e a insegurança da população.
rn_redes_aereas1

O vice-prefeito Axel Grael disse que o excesso de fios também afeta o meio ambiente e o clima: “Como são muitos fios, o plantio e crescimento de árvores ficam prejudicados. Dessa forma,  acaba-se reduzindo o sombreamento de grandes trechos que amenizariam o clima, sobretudo em dias muito quentes”, comentou.

O prefeito frisou que a medida tem etapas fundamentais: ”Primeiro é preciso retirar o que está desativado, e em curto prazo.  Em seguida,  decidir como serão os próximos passos e como regulamentar a lei. Para isso constituímos esse grupo de trabalho”.

Os representantes das empresas que participaram da reunião concordaram com as argumentações do prefeito e prometeram empenho total na remoção de fios e elaboração de propostas para implantação de novas redes subterrâneas. Eles afirmaram que além de melhorar o serviço, a medida aumenta a segurança. No encontro foi sugerida, inclusive, a união de todas as concessionárias na execução desses serviços de forma integrada e coordenada pela prefeitura.