Prefeitura reinaugura módulo do Médico de Família na comunidade Grota do Surucucu PDF Imprimir E-mail

Durante evento, governo assume compromisso que 100% da população mais pobre será atendida pelo Médico de Família

medico_familia1
A Prefeitura de Niterói reinaugurou na manhã desta sexta-feira (5.4) o módulo do programa Médico de Família José Martí I, na comunidade Grota do Surucucu, no bairro de São Francisco, na zona sul da cidade. O posto estava fechado há cerca de três anos.

“É incompreensível esse posto ter ficado fechado nos últimos três anos.  A retomada do Médico de Família na Grota é um compromisso do plano dos primeiros cem dias do nosso governo, vai melhorar a qualidade de vida da população da Grota e do seu entorno”, disse o prefeito da cidade.

Acompanhado dos secretários municipais de Saúde, Chico D´Ângelo e Executiva, Maria Célia Vasconcelos, o prefeito afirmou que seu compromisso para os próximos quatro anos é que 100% da população mais pobre da cidade seja atendida pelo Médico de Família. Segundo ele, atualmente, esse modelo de assistência cobre apenas 65%.

"Vamos levar o Médico da Família para mais 15 comunidades de Niterói. Meu compromisso é que, até 2016, 100% da população mais pobre tenha acesso e seja atendida pelo programa Médico de Família.  Niterói vai sacudir a poeira e dar a volta por cima", afirmou.

O prefeito lembrou de conquistas importantes que seu governo conseguiu na área de saúde, como a reabertura da emergência pediátrica do Hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, em janeiro, que já atendeu 15 mil crianças, o aporte de R$ 30 milhões do governo federal para a construção de um novo hospital materno infantil no Getulinho que será referência em pediatria no país, além da inclusão da Policlínica do Largo da Batalha e da Unidade de Urgência Mário Monteiro na rede de UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento).

medico_familia1

O chefe do Executivo municipal aproveitou a ocasião para pedir o apoio da população niteroiense no combate à dengue. Ele destacou a importância do trabalho preventivo, como não deixar cisternas abertas ou pneus expostos e disse que, a partir de maio, o município inicia um grande trabalho de prevenção já visando o próximo verão. Pediu ainda que as pessoas procurem os postos de saúde se estiverem com os sintomas da doença.

"Estamos enfrentando de forma firme a epidemia de dengue. Dobramos o número de centros de hidratação. Temos três fumacês funcionando. Mas a cidade não é feita só pelo prefeito. Cada cidadão também é responsável pela nossa cidade", afirmou.

O módulo do Médico de Família na Grota do Sururucu vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O posto ficará responsável por atender uma população de cerca de 2 mil pessoas e contará também com uma equipe especializada em saúde bucal.
O secretário municipal de Saúde, Chico D´Ângelo, afirmou que a reinauguração do Médico de Família da Grota tem a cara do novo governo que possui um olhar especial para aqueles que mais precisam. Já a secretária Executiva Maria Célia Vasconcellos disse que a volta do posto é uma luta histórica.
"Saúde perto da casa da gente, não tem preço", disse.