CAMPANHA CONTRA A GRIPE: NITERÓI DEVE VACINAR QUASE 120 MIL PESSOAS PDF Imprimir E-mail
Começa nesta segunda-feira, 15, e segue até o próximo dia 26, a 15ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe do Ministério da Saúde. Idosos, crianças menores de dois anos, trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos a menos de 45 dias) devem procurar os postos de vacinação mais próximos de casa para receberem a dose. Em Niterói, a meta é imunizar 111.930 pessoas durante a campanha, que irá mobilizar 450 profissionais de saúde. Todas as unidades básicas, policlínicas e módulos do Médico de Família funcionarão das 8h às 17h, inclusive no sábado, 20, dia “D” da campanha, para aplicar a vacina.

A gripe, ou influenza, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam por congestão nasal, coriza, tosse, rouquidão, febre, mal-estar, dores musculares e dor de cabeça.

A vacina é fabricada com partículas inativadas do vírus da
gripe e, portanto é incapaz de produzir a doença. A dose é contraindicada apenas para pessoas com história de reação alérgica relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina. Para ser atendida a pessoa deve comparecer a uma das salas de vacinação munida de documento de identidade e comprovantes, de acordo com o grupo a que pertence:

GRUPOS

9.200 crianças de 06 meses até menores de 2 anos

Cartão de vacinação

84.353 pessoas com 60 anos e mais

Identidade

12.977 trabalhadores de saúde

Identidade profissional ou crachá

4.600 gestantes

Basta declarar que está grávida

756 puérperas (até 45 dias após o parto)

Certidão de nascimento do bebê ou cartão do pré-natal ou cartão de vacinação do bebê

Pessoas com doenças crônicas

(a partir de dois anos de idade)

Solicitação médica, com indicação da patologia: doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

- De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é recomendado que doadores de sangue sejam considerados inaptos temporariamente, pelo período de 48 horas após a vacinação contra a influenza.

- Em doenças febris agudas, moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro.

- Após a vacinação podem ocorrer manifestações como dor e sensibilidade no local da injeção, vermelhidão e enduração. É possível também que apareçam manifestações gerais leves como febre, mal estar e dores no corpo, que podem começar entre 6h e 12h após a vacinação e persistir por um a dois dias.