Plano de Integração de Niterói às Olimpíadas é apresentado ao COB PDF Imprimir E-mail

projeto_olimpico2A Prefeitura de Niterói apresentou na manhã desta sexta-feira (12.4), ao presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, o Plano de Integração de Niterói aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

No encontro, realizado na sede do Comitê Rio 2016, na Cidade Nova, o prefeito, o vice Axel Grael, acompanhados do secretário de Esportes de Niterói, Marcelo Ferreira, do Coordenador de Acessibilidade da cidade, João Carvalho, e do presidente da Niterói Turismo e Lazer (Neltur), Paulo Freitas, fizeram uma exposição  das oportunidades que Niterói apresenta para se integrar ao legado olímpico do Rio.

De acordo com o chefe do Executivo municipal, graças à sua geografia e à proximidade com a capital do estado, Niterói é a opção ideal para recepcionar delegações nacionais e estrangeiras, aclimatar esportistas, sediar provas de algumas modalidades e, também, receber turistas.  Para isso, foi criado um grupo, coordenado pelo vice-prefeito Axel Grael, que vem trabalhando na busca de investimentos e parcerias para a cidade, além de identificar áreas onde deverão ser feitos esses investimentos.

De acordo com o vice-prefeito, Niterói apresenta excelentes condições para receber equipes de remo, vela e rúgbi, não só para aclimatação, mas também para a realização de provas, além de algumas competições indoor, como judô, badminton e ginástica olímpica.

Axel Grael informou ao presidente do comitê olímpico que  já há delegações da vela negociando sua permanência em Niterói antes e durante a Rio 2016, como Japão, Itália, Noruega, Suécia, Irlanda e Nova Zelândia.

projeto_olimpico
Para tornar realidade essa negociação, uma das propostas apresentadas pelo Secretário de Esportes Marcelo Ferreira  é a construção  de uma estrutura modular provisória, em frente ao Clube Naval, em Charitas, e que será batizada de Vila Náutica de Niterói. Todo o custo da implantação da vila ficará a cargo das próprias delegações que se estabelecerem no município.

Mas para se integrar ao legado olímpico, não basta receber delegações. É preciso investir em melhorias na infraestrutura da cidade. Neste aspecto, alguns pontos são considerados fundamentais pelo prefeito: revitalização do Centro; melhoria da mobilidade urbana; e aumento da capacidade hoteleira.

Para a revitalização do Centro, o chefe do Executivo municipal informa já ter lançado um edital de  Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), para que empresas elaborem um plano para a região. Ao mesmo tempo, ele revela que a construção da TransOceânica e as obras de ampliação da estação das barcas de Charitas vão melhorar a mobilidade urbana de Niterói. Em relação à oferta de vagas em hotéis, o prefeito explica que o Rio de Janeiro precisa de 20 mil quartos para acomodar esportistas e turistas. De olho nas oportunidades para Niterói, o prefeito embarca na próxima semana para Portugal, onde vai buscar investimentos estrangeiros  de redes hoteleiras para ampliar a capacidade da cidade.

“Sabemos que o Rio não comporta esse volume e temos uma oportunidade muito boa para melhorarmos a rede hoteleira de nossa cidade e receber milhares de turistas antes, durante e depois dos Jogos”, afirma o prefeito.

projeto_olimpico1
Nuzman afirmou que Niterói terá todo o apoio necessário da instituição para viabilizar seus projetos visando a olimpíada.  O presidente do COB destacou dois diretores da entidade para debater os projetos e auxiliar o grupo de trabalho de Niterói na busca de soluções que permitam à cidade se integrar ao legado olímpico:

“Niterói tem uma grande importância nesse cenário  e nós vamos trabalhar juntos para que a cidade torne realidade esses projetos”, disse Nuzman.