Primeira noite do Viradão Carioca leva 40 mil pessoas ao Caminho Niemeyer PDF Imprimir E-mail

viradao4Diversão, segurança, preocupação com o meio ambiente e muita música marcaram o primeiro dia do “Viradão Carioca 2013”, que reuniu cerca de 40 mil pessoas, na noite de sexta-feira (12.04), no Caminho Niemeyer, em Niterói.

Nas sete horas de maratona musical, apenas oito atendimentos foram realizados no mini-hospital instalado no local - todos de jovens com intoxicação alcoólica. Somente em um dos casos houve a necessidade de transferir o paciente para um dos hospitais da rede municipal.

O presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Marcos Gomes, representando o prefeito, comemorou o resultado do primeiro dia de evento. “Essa primeira noite reuniu um grande público com paz e muita música, tudo o que essa cidade merece”, disse Gomes.

viradao
Outro entusiasta com o Viradão foi o presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), André Diniz. “A realização deste evento em Niterói consagra a cidade como espaço para grandes e midiáticos shows. O município carece de tudo, inclusive de arte”, ressaltou.

Durante toda a noite, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente fizeram a medição da emissão de carbono no evento. A ação vai se repetir durante os outros dias de shows e, ao final, a Prefeitura de Niterói vai compensar a emissão de carbono com o plantio de mais de 200 mudas de árvores na cidade.

Nittrans monta esquema para o trânsito nos dias de shows

O esquema de trânsito montado para a primeira noite do Viradão Carioca será mantido neste sábado (13.4) e no domingo (14.4). Uma faixa de rolamento da Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, junto à calçada do Caminho Niemeyer, será interditada para aumentar a segurança dos pedestres.

Uma das faixas de rolamento da Av. Churchill, à esquerda, será utilizada para fila dos ônibus que forem acessar o Terminal Rodoviário João Goulart. Os ônibus das empresas ABC (400, 401, 402, 408, 409, 409BR e 409BRA), Galo Branco (530, 531 e 531A) e Rio Ita (403, 403BR, 515 e 516) terão acesso ao Terminal, desde o período da manhã, somente pela parte da frente.

viradao3
Não haverá vagas de estacionamento no Caminho Niemeyer. Quem for ao evento de carro deve se dirigir aos estacionamentos particulares da Av. Visconde do Rio Branco, do antigo Carrefour, do shopping Bay Market, além de outros da região. Não será permitido o estacionamento nas ruas de acesso ao Caminho Niemeyer e ao Terminal Rodoviário João Goulart.

O trecho compreendido entre a Avenida Rio Branco e a Rua Jornalista Rogério Coelho Neto e as ruas desse perímetro vão contar com agentes e operadores de trânsito coibindo o estacionamento irregular, com o apoio de dois reboques, além de um esquema de segurança ostensivo, com a presença de homens da Guarda Municipal e fiscais de Posturas da Prefeitura, que vão reprimir o comércio ilegal.

Música para todos os gostos

O evento foi aberto às 19h, pelo grupo niteroiense Saias na Folia. Formado só por mulheres, o bloco levantou o público tocando rock e MPB em ritmo de samba, além de sambas enredos consagrados.

Após o show da bateria das meninas, o ex-guitarrista da banda Legião Urbana, Dado Villa-Lobos subiu ao palco para mostrar músicas do seu novo trabalho solo, "O passo do colapso", além de sucessos da sua ex-banda.

O terceiro show da noite transformou o Caminho Niemeyer em uma autêntica pista de dança, com o niteroiense MC Leozinho cantando seus hits mais famosos, além de músicas do compositor gonçalense Bochecha.

Em seguida, o público niteroiense curtiu o som da banda Seu Cuca, que apresentou um repertório com músicas próprias, mesclando rock e reggae, além de sucessos dos anos 80.

viradao5
Já o Monobloco fechou o primeiro dia de shows em Niterói com chave de ouro. Com um repertório que foi de marchinhas de carnaval a sambas enredo, passando por xotes, forrós, funks e rock, tudo com uma empolgante batida de samba, a bateria nota 10 do grupo colocou para dançar os milhares de presentes ao evento. O encerramento foi em ritmo de carnaval, com o samba Peguei um Ita no Norte, deixando um gostinho de quero mais no público, que promete voltar ao Caminho Niemeyer neste sábado (13.03) e no domingo (14.04), quando haverá mais oito apresentações, além de performance do Rato DJ.

Programação:

Sábado, 13/04, a partir das 18h