Programação dos carros fumacê de combate à dengue em Niterói para a próxima semana PDF Imprimir E-mail

Importante estratégia utilizada nas ações de combate ao mosquito, Aedes aegypti, transmissor da dengue, os carros "fumacês", do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses (Devic), estão percorrendo diferentes localidades de Niterói, em dois turnos (manhã e tarde).

De acordo com Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a operação em cada localidade ou bairro indicado, ocorrerá em no mínimo quatro ciclos, com uma semana de intervalo entre as ações. A quantidade e a frequência dos ciclos poderão ser alterados caso haja indicação de utilização por critérios epidemiológicos ou entomológicos.

Os “fumacês” estão sendo utilizados de acordo com as recomendações da Secretaria Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde (SVS/MS), em todo o município, realizando a pulverização em dois turnos de quatro horas, de segunda a sexta-feira, podendo ser estendida aos finais de semana.

De acordo com a publicação da SVS/MS de 2009, “Novas diretrizes para as ações de controle da dengue", a pulverização do inseticida ocorre em locais indicados, com a viatura trafegando a 10 Km/h, com umidade relativa do ar acima de 50%, sem ventos (máximo tolerável 15 Km/h), sem chuva e com a temperatura ambiente entre 20 e 35°c. E ainda: a ação deve ocorrer nos horários mais frescos do dia, uma vez que o inseticida pulverizado sofre ação do calor, diminuindo sua eficácia. Cada pulverização deverá ser realizada de forma contínua, sem interrupções, o que requer vias de acesso livres de trânsito.

PROGRAMAÇÃO DO FUMACÊ

Na tabela a seguir os locais que serão visitados pelo “fumacê”, na semana de 24 a 26 de abril:

Dia

1º turno