Vacinação contra a gripe: população tem até sexta-feira, 26, para comparecer aos postos PDF Imprimir E-mail
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe termina nesta sexta-feira, 26, e a Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS) relembra: gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos, crianças entre 6 meses e 2 anos, trabalhadores da saúde e indígenas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para receber a dose. Iniciada dia 15 abril, a campanha atingiu, até a última terça-feira, 23, 27,88% da população alvo, com a aplicação de 31.206 vacinas.

“É muito importante que as pessoas procurem os postos. Essa é uma imunização segura e que protege de casos mais graves da gripe. As unidades continuarão de prontidão, das 8h às 17h, nestes dois últimos dias da campanha”, afirma a coordenadora de Vigilância em Saúde da FMS, Ana Eppinghaus.

A Gripe

A gripe, ou influenza, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam por congestão nasal, coriza, tosse, rouquidão, febre, mal-estar, dores musculares e dor de cabeça.