Defesa Civil realiza aula prática com agentes voluntários do Nudec no morro do Cavalão, em Icaraí PDF Imprimir E-mail

nudec
A Subsecretaria Municipal de Defesa Civil de Niterói realizou na manhã deste sábado (27/4) uma aula prática com agentes voluntários que integram
o Nudec (Núcleo de Defesa Civil) do morro do Cavalão, em Icaraí, na zona sul da cidade.

Durante o trabalho, os agentes, que são moradores da comunidade, apresentaram aos integrantes da Defesa Civil alguns dos principais problemas registrados no morro, como acúmulo de lixo em encostas que podem provocar proliferação de doenças e trazem riscos para as moradias, além de casas com rachaduras.

A implantação dos Nudecs nas comunidades integra o Plano de Chuvas de Verão, que foi anunciado pelo prefeito em janeiro. Esse plano consiste em uma série de ações emergenciais que vão preparar a cidade para enfrentar fortes chuvas e os riscos de desastres naturais. O trabalho é coordenado pelo vice-prefeito, Axel  Grael e, além da Defesa Civil, envolve diversas secretarias do governo.
nudec1
Os  Nudecs são formados por agentes voluntários que vão realizar um trabalho preventivo nas comunidades, detectando os problemas e avisando os órgãos competentes. Esses agentes fazem um curso teórico de seis dias quando aprendem noções de Defesa Civil, primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, acidentes domésticos, conduta de voluntário e formação dos Nudecs. Após terem recebido um certificado de fim de curso, os voluntários participam de uma aula prática.

O subsecretário de Defesa Civil, coronel Antônio Maia, disse que o trabalho foi muito positivo.

"Essa ação mostra a preocupação do governo com as comunidades. E foi também uma experiência muito boa para os novos funcionários da Defesa Civil. Conseguimos detectar alguns locais que apresentam riscos e carecem de uma avaliação estrutural e de terreno", disse.

nudec2
A diretora operacional da Defesa Civil, Bianca Neves, esses agentes voluntários farão um relatório sobre os problemas detectados e passarão ao órgão municipal que, a partir das observações feitas, poderá acionar a Clin (Companhia Municipal de Limpeza de Niterói), Águas de Niterói e a Secretaria Municipal de Saúde, entre outros.

O major Wallace Medeiros, da Defesa Civil, destacou que os integrantes do Nudec terão função importantíssima. Segundo ele, caberá aos agentes voluntários, por exemplo, ajudar a retirar os moradores de casas em risco em casos de chuvas fortes e levá-los para um local seguro enquanto o efetivo da Defesa Civil não chega ao local.
nudec3