Em seminário sobre centros portuários, prefeito de Niterói diz que requalificação urbana do Centro é prioridade PDF Imprimir E-mail
cidades1
Organizado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana, evento no Caminho Niemeyer contou com a presença do arquiteto catalão Carlos Ferrater que projetou obras para Barcelona nas Olimpíadas de 1992.

Começou na manhã desta quinta-feira (2/5) o 1º Seminário Sobre Centros Portuários - Niterói Século 21, no Museu Oscar Niemeyer, no Caminho Niemeyer, no centro do município. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana, contou com a presença do arquiteto catalão Carlos Ferrater, um dos mais prestigiados do mundo.
Na abertura do evento, o prefeito destacou o projeto de requalificação urbana do centro de Niterói que será desenvolvido por meio de uma parceria público privada (PPP). Segundo ele, três grandes empresas já se interessaram pelo projeto e ele lembrou  ter assinado na última segunda-feira (29/4) com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, um termo de cessão de terrenos do Estado para a Prefeitura.
"O projeto de requalificação do Centro de Niterói é prioridade. Essa região na década de 60 era considerada a área nobre da cidade. Queremos tornar o Centro uma área agradável e de moradia também. Quem não quer morar colado na Baía de Guanabara?", indagou.
O prefeito afirmou que esse projeto de requalificação urbana do Centro passa por grandes desafios. Um deles, segundo ele, é preparar Niterói para se integrar aos grandes eventos internacionais que a cidade do Rio de Janeiro vai receber nos próximos anos.
cidades2
"Niterói é a cidade com maior possibilidade de uma integração positiva com o Rio. O Rio de Janeiro vai ter o Porto Maravilha e Niterói terá a Frente Marítima", disse.

Outro desafio citado pelo prefeito é a emolduração do Caminho Niemeyer para dar a ele projeção local, regional e internacional.
"O Caminho Niemeyer é extraordinário. É obra do maior gênio da arquitetura mas é um projeto desconectado da cidade. Ele fica em uma região degradada e desqualificada, diferentemente do MAC, por exemplo, que está inserido em um contexto que o favorece", explicou o prefeito, acrescentando que a cidade tem que aproveitar a sua inteligência (grande número de arquitetos)

O prefeito afirmou ainda que Niterói vai receber nos próximos anos cerca de R$ 1,5 bilhão em investimentos em infra-estrutura, em que se incluem, por exemplo, os R$ 300 milhões para a implantação do BRT Transoceânica que foi incluído no PAC da Mobilidade, R$ 100 milhões de um contrato com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para investimentos em mobilidade urbana e urbanização de favelas, além de cerca de R$ 100 milhões para obras de drenagem e pavimentação de ruas da Região Oceânica.

"Estamos estruturando um plano de desenvolvimento urbano para a cidade. Queremos estruturar a cidade para o futuro e descentralizar o processo de desenvolvimento de Niterói", afirmou.

O chefe do Executivo municipal afirmou que esse seminário é um momento importante para que Niterói aprenda os erros e os equívocos dos projetos de revitalização urbana de cidades marítimas.

cidades3
Convidado de honra do seminário, o arquiteto catalão Carlos Ferrater fez uma exposição sobre seus projetos de revitalização urbana em áreas marítimas, destacando, por exemplo, o passeio marítimo da praia de Poniente, na cidade espanhola de Benidorm, e ações na Turquia.
Ferrater mostrou também obras projetadas por ele para as Olimpíadas de Barcelona, em 1992, como um hotel, vilas olímpicas e um jardim botânico, e a estação intermodal de Zaragoza (Espanha), além de projetos mais simples, como casa de parentes e edifícios habitacionais.
"Estou muito feliz de estar em Niterói nesta fantástica obra de Oscar Niemeyer. Estou em um dos lugares mais lindos do mundo. Conhecer o Rio é um sonho", elogiou o arquiteto.

Nascido em 1944, em Barcelona, Carlos Ferrater é doutor e professor em arquitetura da Universidade Politécnica da Catalunha, acadêmico eleito da Escola Real de Belas Artes de Saint Jordi (Espanha) e diretor da Cátedra Blanca, de Barcelona.
Em 2006, fundou o Escritório de Arquitetura de Barcelona (OAB). Se tornou também "Doutor Honoris Causa pela Universidade de Trieste, na Itália.

Venceu diversos prêmios em sua área de atuação, inclusive internacionais, como o Brunel Internacional de Arquitetura, na Dinamarca, em 2005. No ano de 2009, ganhou o Prêmio Nacional de Arquitetura, que foi concedido pelo Ministério da Habitação da Espanha por sua carreira.
Foi convidado para expôr suas obras em várias partes do mundo, como no Instituto Tecnológico de Israel, no Aquário Romano e no Crown Hall, IIT de Chicago.

Participaram também do evento, a secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP), Alberto Silva, que é responsável pelo projeto Porto Maravilha da zona portuária da capital, o presidente do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), Sérgio Magalhães, e o presidente da Acec ( Associação Conselho Empresarial e Cidadania), Robson Gouveia.