Obras de recuperação do calçadão de Jurujuba e intervenções no Capim Melado em andamento PDF Imprimir E-mail

rn_jurujuba
O prefeito de Niterói fez na manhã desta sexta-feira (3/5) uma série de visitas a obras da Prefeitura que estão em andamento.

Uma das obras visitadas pelo prefeito foi a de recuperação do calçadão de Jurujuba, que cedeu após uma forte ressaca. A previsão é que o novo calçadão seja inaugurado no início de junho.

"Essa obra está parada há três anos e meio. Nós orientamos, desde janeiro, para que essa obra pudesse concluída ainda no primeiro semestre já que, em junho, teremos a festa dos pescadores de Jurujuba. O calçadão voltará a ser o calçadão das famílias de Jurujuba e da população de Niterói. Jurujuba é um dos bairros mais bonitos de Niterói e que tenho um carinho especial", disse.
rn_jurujuba1
O custo da obra é de R$ 115 mil. Serão refeitos cerca de 70 metros de calçadão. No trecho, haverá a instalação de vigas e de uma laje, além de ações para melhorar a iluminação do local.

Capim Melado

O chefe do Executivo municipal esteve também acompanhando o reinício das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na comunidade do Capim Melado, na Ititioca.

O prefeito lembrou que os recursos para a realização da obra estavam liberados pelo governo federal há seis anos mas o projeto estava parado. Ele disse que foi até Brasília conversar com a ministra de Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, para manter o investimento. A obra no Capim Melado está orçada em R$ 8,2 milhões, sendo R$ 1,7 milhão da Prefeitura de Niterói e R$ 6,5 milhões em recursos federais.
No Capim Melado, estão previstas a construção de uma creche, uma quadra poliesportiva, um centro comunitário, praça, pavimentação de ruas, melhorias habitacionais em 86 casas com a construção de banheiros e cozinhas, além de contenção de encostas.

"A vida para quem mora no Capim Melado vai melhorar muito. Nós temos um compromisso com a população mais pobre", afirmou o prefeito.

Praça de cultura e esportes

rn_capim
Ainda em Jurujuba, o prefeito visitou as obras do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), que foram iniciadas em março. O local contará com teatro, telecentro, telecine, biblioteca, pistas de skate e caminhada, playground, quadra esportiva multiuso, além de um posto do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).

"Esse projeto estava prometido há muito tempo. Eu tive uma reunião com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, que garantiu apoio do governo federal. A obra tem 70% dos recursos federais e a Prefeitura entra com uma contrapartida de 30%. Vai ter quadra, pista de skate para a turma mais jovem, telecentro, uma grande área de convivência para um lugar muito bonito de Niterói. Jurujuba, dentro de três, quatro anos, vai melhorar muito", disse.

O prefeito ainda esteve na manhã desta sexta-feira no Museu de Arte Popular Janete Costa, na Boa Viagem, onde conversou com o secretário municipal de Cultura, Arthur Maia, sobre projetos para a casa. A previsão da Prefeitura é reabrir o museu em junho e integrá-lo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

rn_capim2