Decreto municipal arquiva projeto do Bairro Modelo, que seria construído no Sapê PDF Imprimir E-mail
bairro_modeloO prefeito de Niterói assinou nesta sexta-feira (10/5) um decreto arquivando o projeto do Bairro Modelo, elaborado pela administração anterior, que previa a construção de 5 mil moradias na localidade Fazenda Nossa Senhora da Conceição, que fica na estrada da Fazendinha, no Sapê. O decreto será publicado no Diário Oficial do município neste sábado (11/5).

O chefe do Executivo municipal afirmou que a construção do Bairro Modelo iria degradar a região. "A proposta deste malfadado Bairro Modelo era reunir 5 mil moradias, 20 mil pessoas pobres, de várias partes da cidade em uma mesma região. Isso iria degradá-la e inviabilizá-la. Com esse decreto, estou sepultando definitivamente esse projeto. A partir de agora, ele é página virada", afirmou.
O prefeito afirmou que o programa Morar Melhor, lançado em março, é a grande alternativa. Esse projeto, feito em parceria com o governo federal, vai construir 5 mil moradias até 2016 nos próprios bairros de origem das famílias que perderam tudo na tragédia das chuvas de abril de 2010. Vinte e duas áreas já foram identificadas, entre elas o Caramujo, Fonseca, Sapê e Região Oceânica.
bairro_modelo1
"Com o Morar Melhor, vamos construir pequenos condomínios de 200 a 300 unidades habitacionais de interesse social nos próprios bairros de origem das famílias que perderam tudo nas chuvas de abril de 2010. Esse conceito é mais sustentável do ponto de vista da política urbana, do ponto de vista habitacional e ambiental. Com o Morar Melhor, podemos assinar com tranquilidade esse decreto de hoje. As pessoas que perderam suas casas terão habitação, vamos virar a página triste da tragédia de 2010 e, ao mesmo tempo, ainda vou preservar a região da Fazendinha", explicou.
O prefeito determinou aos secretários municipais de Meio-Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Daniel Marques, e de Participação Social, Anderson José Rodrigues que realizem reuniões com a comunidade para ouvir as solicitações da população.
Daniel Marques afirmou ter projetos para região, como agricultura orgânica e doméstica, reflorestamento, além dos planos de se criar uma unidade de conservação. Afirmou que o arquivamento do projeto Bairro Modelo é "um passo maravilhoso" porque iria reunir cerca de 20 famílias em um local de áreas verdes.

Presente na assinatura do decreto, o presidente da Associação de Moradores da Fazendinha, Paulo César Sodré, elogiou a iniciativa do prefeito.

"Hoje existe um brilho, porque vínhamos num túnel escuro há muito tempo. A atitude do prefeito foi exemplar", afirmou.