Prefeito acompanha primeiro dia de trabalho dos guardas municipais que aderiram ao Regime Adicional de Serviço (RAS) PDF Imprimir E-mail

ras
O prefeito da cidade acompanhou, na manhã deste sábado (11.5), em Icaraí, o primeiro dia de trabalho dos guardas municipais que aderiram ao RAS (Regime Adicional de Serviço). Pelo sistema, os membros da corporação podem trabalhar nas folgas, recebendo um adicional por cada turno extra trabalhado. Com o RAS, um agente da segurança municipal que trabalhar em dez plantões de 12 horas terá seu salário dobrado no fim do mês.

RAS é uma das medidas implantadas pela Prefeitura de Niterói para a manutenção, restauração e promoção da ordem pública em espaço urbanos, além de reforçar o contingente da Guarda Municipal  nas ruas e áreas públicas do município. Neste sábado, 20 guardas municipais que aderiram ao programa trabalharam em Icaraí.

O chefe do Executivo municipal, que percorreu a Rua Coronel Moreira César para também verificar o andamento das ações da operação Calçada Livre no bairro, destacou que o RAS é mais uma medida na nova gestão da Prefeitura de Niterói para contribuir com as ações de ordem pública e de segurança.
ras1

“Nós instalamos o Gabinete de Gestão Integrada, implantamos o Calçada Livre, estamos fazendo um grande esforço de recuperação do sistema de iluminação pública da cidade e também implantamos o Patrulha Escolar. O RAS tem o objetivo de ampliar o efetivo da Guarda Municipal, a presença da autoridade pública nas ruas, e será gradualmente estendido para outros bairros para fortalecer essas ações de segurança e ordem pública em nossa cidade. Hoje eu vim pessoalmente cumprimentar os guardas que se inscreveram no RAS e, de fato, o resultado está sendo reconhecido pela população", afirmou o prefeito.

Ele também falou sobre os resultados da operação Calçada Livre, que atua em várias ruas de Icaraí, e que chega ao Largo da Batalha na próxima segunda-feira.

“A transformação que estamos obtendo na Moreira César e em Icaraí é extraordinária. O reconhecimento da população às ações da nova administração da prefeitura é efusivo, entusiasmado, porque o Calçada Livre é realmente um conjunto de ações integradas e coordenadas das secretarias de Ordem Pública, Conservação e Serviços Públicos, Assistência Social e Direitos Humanos, Urbanismo e Nittrans para resgatar a qualidade de vida dos niteroienses, que sofreram nos últimos anos com o abandono e a ausência do poder público”, disse.
ras2

O prefeito estava acompanhado dos secretários Marcus Jardim (Ordem Pública), Dayse Monassa (Conservação e Serviços Públicos), Bira Marques (Assistência social e Direitos Humanos) e do presidente da Nittrans, Paulo Afonso Cunha.

Como funciona o RAS

A adesão ao Regime Adicional de Serviço é voluntária.  Os turnos adicionais de serviço têm  duração mínima de 6 horas e máxima de 12 horas efetivas de trabalho. Quem se inscrever no RAS receberá gratificação de encargos especiais (GEE): R$ 60 para 6 horas de trabalho; R$ 80 para 8 horas; e R$ 120 por 12 horas de serviço adicional. O guarda não poderá realizar mais do que 12 turnos adicionais a cada 30 dias de trabalho.