Prefeito visita obras de prédio histórico dos Correios, no centro PDF Imprimir E-mail

correios2Edifício, que completará 100 anos em 2014, será transformado em centro cultural e na principal agência do órgão no município. Previsão é que seja reinaugurado no dia 22 de novembro, data de aniversário de 440 anos da cidade

O prefeito de Niterói visitou na manhã desta segunda-feira (13/5) as obras de reforma e restauração do prédio dos Correios, no centro da cidade. O local será transformado em um centro cultural e também na agência central do órgão no município.

Acompanhado do presidente nacional dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, o prefeito afirmou que a restauração do antigo prédio, que vai completar 100 anos em 2014, integra o projeto de requalificação da frente marítima da cidade e reforça a parceria entre a Prefeitura e o governo federal.
"Essa união, esse diálogo e parceria da nova administração da Prefeitura com os governos estadual e federal, vêm produzindo transformações em um curto espaço de tempo em nossa cidade. Esse prédio, que é um dos prédios históricos mais bonitos do centro de Niterói, dentre outros belíssimos, será mais uma âncora, mais um portal do projeto de requalificação da frente marítima. Ao mesmo tempo, o prédio será projetado pelas intervenções que vamos fazer no centro de Niterói, como a fiação subterrânea, paisagismo e ciclovias. Esse prédio dos Correios, que será transformado em uma agência e em um centro cultural, será usado pelos niteroienses e ajudará a projetar a nova Niterói, combinando prédios do início do século passado restaurados com obras como o Caminho Niemeyer", disse.
 correios1
O prefeito disse ter ligado para o presidente dos Correios no dia 2 de janeiro e pediu a ele prioridade no projeto. De acordo com Wagner Pinheiro, a previsão é que o prédio seja reinaugurado no dia 22 de novembro, quando Niterói completará 440 anos. O prédio está sem uso desde 2005.
"Os 440 anos de Niterói e os 350 anos dos Correios serão um grande presente dos Correios para a cidade de Niterói", disse.

O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, afirmou que, além do centro cultural e da agência central, o prédio terá também uma loja de venda de selos e também um centro de convivência que funcionará em uma varanda com uma ampla vista para a Baía de Guanabara.

"É muito importante entregar esse prédio histórico restaurado para a população de Niterói. Esse prédio tem grande importância para a nossa história e para a história de Niterói. Ele é considerado um dos mais bonitos prédios dos Correios no Brasil inteiro". disse.
correios3
Orçadas em R$ 15,3 milhões, as obras de reforma e restauração do prédio dos Correios no centro de Niterói  foram iniciadas em dezembro de 2011. Estão sendo restauradas as características originais do prédio, com a recuperação de todas as fachadas e esquadrias. Haverá ainda iluminação monumental e climatização. Com a obra concluída, além do centro cultural, o imóvel voltará a abrigar a principal agência própria dos Correios da cidade.

Acompanharam o prefeito na visita os secretários municipais de Cultura, Arthur Maia, de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gonçalves, e de Obras e Infraestrutura, Domício Mascarenhas, além dos presidentes da FAN (Fundação de Artes de Niterói), André Diniz, e do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Marcos Gomes.

Fotos: Luciana Carneiro