Prefeitura de Niterói prepara esquema operacional de trânsito para o Bote Fé PDF Imprimir E-mail

Evento religioso no dia 19 de maio vai saudar a chegada à cidade da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, os grandes símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ)

A Prefeitura de Niterói preparou um grande esquema operacional de trânsito para o Bote Fé, celebração organizada pela Arquidiocese de Niterói e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na Praia de Icaraí, no domingo, dia 19 de maio. O evento religioso marcará a chegada à cidade da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, os grandes símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), encontro mundial de jovens católicos que será realizado no Rio de Janeiro em julho próximo, e terá Niterói como a principal subsede.

A Praia de Icaraí (Avenida Jornalistas Alberto Francisco Torres) será interditada ao tráfego das 14h às 22h, exceto para o os veículos de serviço e de socorro. Também estarão interditadas as ruas General Pereira da Silva, Presidente Backer, Lopes Trovão, Otávio Carneiro e Belizário Augusto, no trecho compreendido entre a Praia de Icaraí e a Rua Coronel Moreira César.

Após o evento na Praia de Icaraí, os símbolos da JMJ serão conduzidos para a Igreja Santuário das Almas, na Rua Álvares de Azevedo, em Icaraí. Por isso, o estacionamento estará proibido nas seguintes vias do bairro de Icaraí, das 22h de sexta-feira, dia 17, até às 2h do dia 20 (segunda-feira): Rua Miguel de Frias, entre a Ra. Gavião Peixoto e a Praia de Icaraí; Rua Álvares de Azevedo, entre a Praia de Icaraí e a Avenida Roberto Silveira; Rua General Pereira da Silva, entre a Praia de Icaraí e a avenida Roberto Silveira; Rua Presidente Backer, entre a Praia de Icaraí e Rua Coronel Moreira César; Rua Lopes Trovão, entre a Praia de Icaraí e avenida Roberto Silveira; Rua Ceoronel Moreira César, entre a Rua Miguel de Frias e a Rua Comendador Queiroz; Rua Mariz e Barros, entre a Praia de Icaraí e a Rua Coronel Moreira César; Avenida Almirante Ary Parreiras, entre a Praia de Icaraí e a Rua Coronel Moreira César.

No domingo, o trânsito será parcialmente interditado na Rua Álvares de Azevedo, após a liberação do tráfego na Praia de Icaraí, para o deslocamento dos símbolos até o Santuário das Almas.

Também no dia 19, o lado direito de circulação de veículos da Rua Miguel de Frias, no trecho entre a Rua Gavião Peixoto e a Praia de Icaraí, será destinado para embarque e desembarque de ônibus credenciados. Outra área de embarque e desembarque de coletivos credenciados será criada na Avenida Ary Parreiras, no lado direito de circulação de veículos, sentido Icaraí-Santa Rosa, no trecho entre a Praia de Icaraí e a Rua Jornalista Irineu Marinho.

Os veículos de passeio também não poderão estacionar em toda a extensão, junto ao canteiro central, da Avenida Prefeito Sylvio Picanço, em Charitas, para que sejam estacionados os ônibus das caravanas religiosas, a partir das 22h do sábado (18) até às 2h da segunda-feira, dia 20.

Ordem pública também atuará durante o Bote Fé

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop)também atuará no dia do evento Bote Fé. Será realizado um trabalho ostensivo com os agentes da Guarda Municipal e fiscais de postura para coibir o comércio irregular. A Seop recomenda que os participantes do evento utilizem o transporte público para chegada e saída da Praia da Icaraí, e que não levem garrafas e copos de vidro para evitar acidentes.

Baixe aqui o mapa em pdf

mapa_jmj