Prefeitura reinaugura telecentro do Barreto PDF Imprimir E-mail

Iniciativa integra o programa Niterói Digital, que vai democratizar o acesso às tecnologias de informação e comunicação à população
 telecentro_barreto

A Prefeitura de Niterói reinaugurou, nesta terça-feira (11.6), o telecentro Firmino Marsico Filho, localizado no Parque Palmir Silva, no Barreto, Zona Norte da cidade. Após ter ficado anos fechado, este será o primeiro dos 20 telecentros que serão reativados até 2016, através do Programa Niterói Digital, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

O telecentro tem capacidade para atender 22 alunos, e é direcionado à comunidade de pais, alunos e idosos do Barreto. O espaço conta com duas salas, cada uma  com 11 computadores, e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, e aos sábados das 9h às 13h. Nos telecentros, serão realizados cursos de informática, oficinas (blog, redes sociais, fotografia, edição de vídeo, entre outros), acesso livre à Internet e cursos ao vivo via satélite (idiomas, qualificação profissional, entre outros).

telecentro_barreto1
A implantação de telecentros é uma das ações do programa Niterói Digital, que visa democratizar o acesso e o uso das tecnologias de informação e comunicação pelo conjunto da população, especialmente em regiões e bairros populares da cidade. O projeto prevê investimentos de R$ 10,2 milhões em uma parceria entre a Prefeitura e os governos estadual e federal.

Na solenidade de reinauguração, o prefeito da cidade destacou que
Niterói tem hoje 62,72% das residências com conexão à internet, o maior índice entre os municípios do Estado do Rio, e é a quinta cidade mais conectada do país. “Niterói já é uma referência. Mas nós não estamos satisfeitos. A gente quer ter mais de 90% das casas de Niterói conectadas à internet. Para isso, precisamos estimular as pessoas, e por isso vamos criar vários telecentros. Tenho certeza que toda população fará bom proveito desse espaço de educação”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, lembrou que o telecentro do Barreto foi inaugurado em 2006 mas foi fechado, assim como outros 19 equipamentos que promoviam a inclusão digital na cidade.

“Chegamos a ter cadastrados quase 30 mil usuários em toda a cidade. Esse projeto foi dizimado. Dos 19 telecentros, nós encontramos funcionando apenas dois no início da atual gestão. Agora, estamos fazendo mais do que reinaugurar telecentro, há um programa estruturado, que é o Niterói Digital, que vai levar inclusão digital para quem ainda não tem acesso, para quem mais precisa da presença do poder público”, disse Waldeck.

telecentro_barreto2
Niterói Digital

Além dos telecentros, uma das principais ações do programa Niterói Digital é a iluminação virtual de logradouros públicos, o que vai possibilitar o acesso gratuito à internet (pelo sistema wi-fi) nestas localidades. Cinco pontos da cidade foram escolhidos: praças Leoni Ramos (praça da Cantareira, em São Domingos), da Boa Viagem, Getúlio Vargas (Icaraí), além do Campo de São Bento e do Horto do Fonseca. A primeira será a da Cantareira, no dia 25 deste mês.

Pelo Niterói Digital, haverá a ampliação da velocidade de conexão da Internet nas escolas e implantação de rede wi-fi em todas as unidades e instalação de banda larga em todas as escolas.O projeto contemplará também a implantação de novas bibliotecas virtuais na cidade, como a que já existe no Caminho Niemeyer; a criação de um Núcleo de Produção Digital, que viabilizará a formação e aprimoramento de técnicos profissionais da educação e estudantes nas tecnologias audiovisuais; e a implantação de um centro de recondicionamento de computadores. O programa prevê ainda a instalação de "Naves do Conhecimento" e a criação de plataformas urbanas digitais.

Fotos:  Janaína Gouvea