Prefeitura de Niterói anuncia fim de epidemia de dengue PDF Imprimir E-mail

Município não teve óbitos comprovados pela doença até o momento
 fim_da_dengue

O prefeito de Niterói e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, secretário Chico D’Angelo, anunciaram, na tarde desta quarta-feira, 12, o fim da epidemia de dengue na cidade. Segundo dados epidemiológicos, a taxa de incidência da doença no município – que chegou a 900 casos por 100 mil habitantes em março, no momento mais crítico da epidemia – voltou aos níveis considerados normais: em maio, foram 69 casos por 100 mil habitantes. Considera-se epidemia a taxa de incidência acima de 300 casos por 100 mil habitantes.

“Estamos oficialmente informando à cidade, ao Estado e ao Governo Federal que saímos da condição de epidemia de dengue que enfrentamos especialmente a partir de fevereiro. A mobilização dos agentes públicos e da sociedade foi decisiva para o êxito no combate a esse quadro. Saímos da epidemia sem nenhum óbito registrado no município”, afirmou o prefeito.

Em fevereiro, quando Niterói entrou em estado de epidemia de dengue, a Prefeitura lançou uma série de medidas para conter o avanço no número de casos. Os trabalhos foram coordenados pelo Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Dengue e envolveram as secretarias de Saúde e Conservação, entre outras, e a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin). Foram contratados ainda quatro carros fumacês que percorreram a cidade segundo critérios técnicos e as taxas de incidência dos bairros.

“A região mais atingida pela dengue este ano foi a de Itaipu, seguida pelo Fonseca e por Santa Rosa. Apesar do número alto de casos, 9703 desde janeiro, tivemos poucos pacientes com complicações. Uma explicação para esse fato foi a organização dos centros de hidratação na rede básica. O paciente que começa o tratamento cedo tem menos risco de agravamentos”, lembrou a
coordenadora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde, Ana Eppinghaus.

Foco na prevenção

fim_da_dengue1
O fim da epidemia, entretanto, não significa diminuição na vigilância contra o mosquito Aedes aegypti. A Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Saúde, está elaborando o Plano Muicipal de Prevenção e Combate à Dengue, que será lançado em agosto e englobará um trabalho intersetorial para evitar um novo surto da doença no verão de 2014.

“Recebemos na saúde uma herança de omissão, de falta de ações de prevenção contra a dengue, entre outros problemas. O único fumacê da cidade estava há mais de um ano na oficina. Vamos apresentar um plano de contingência para manutenção permanente da prevenção contra a dengue em Niterói”, disse o secretário Chico D’Angelo.

“Temos que agradecer e ressaltar o empenho principalmente dos profissionais de saúde que não mediram esforços no enfrentamento à essa situação. Nas ruas, me impressionava muito o relato das pessoas que agradeciam por terem voltado a ver o fumacê na cidade, depois de anos”, concluiu o prefeito.