Prefeitura de Niterói assina com governo estadual convênio para compra do lixo tratado do município PDF Imprimir E-mail

lixo_tratado2O prefeito de Niterói, o vice-governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a presidenta da Clin (Companhia Municipal de Limpeza), Cláudia Neves, assinaram nesta quinta-feira (13/6) um convênio para a compra de lixo tratado do município pelo governo do estado.

A medida possibilitará que a cidade arrecade, por ano, cerca de R$ 4 milhões e que, nos próximos anos, quintuplique a quantidade de lixo reciclado.

O encontro serviu também para que a Prefeitura de Niterói e o governo estadual anunciassem outras parcerias, como a implantação da UPAM (Unidade de Policiamento Ambiental) no Parque Estadual da Tiririca, a criação de trilhas sinalizadas e de um museu cultural na mesma reserva ecológica, além da implantação da reserva extrativista marítima de Itaipu, na Região Oceânica.

O prefeito de Niterói afirmou que o convênio para a compra do lixo tratado estava parado há varios anos porque a administração municipal estava inadimplente. Com a obtenção do CAUC (Cadastro Único de Convênios) no início do ano, o acordo foi retomado. Ele destacou a parceria da Prefeitura com o governo estadual e que pretende tornar Niterói uma referência na área do meio-ambiente.

"A união entre a Prefeitura e o governo estadual tem sido muito importante, principalmente na área ambiental. Esse convênio estava na gaveta desde 2010 porque a Prefeitura estava no CAUC e não podia receber recursos federais e estaduais. Ele vai melhorar a capacidade de gestão da Prefeitura na política de reciclagem. Vamos quintuplicar nos próximos anos a reciclagem de lixo", disse ele, destacando que a administração municipal conseguiu aumentar de 1,5% para 4,5% a quantidade de lixo reciclado na cidade.

lixo_tratado
O programa de compra de lixo tratado tem como objetivo acabar e coibir com a proliferação de lixões, dando destinação final ambientalmente adequada para todos os resíduos sólidos urbanos.

Pelo convênio assinado, o governo estadual vai pagar R$ 20 por cada tonelada de lixo tratado nos aterros sanitários de Itaboraí e São Gonçalo e o município se compromete a ampliar a coleta seletiva domiciliar. O programa já beneficia outras cinco cidades fluminenses (Volta Redonda, São João de Meriti, Nilópolis, Maricá e Mesquita).

Em relação a UPAM da Serra da Tiririca, ela será inaugurada no próximo dia 26. Ela terá 20 PMs, que receberão gratificação idêntica a dos policiais que trabalham nas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora). Os PMs ficarão responsáveis pela segurança do interior da reserva, do entorno e de participar de operações conjuntas com outros órgãos policiais na região.

Sobre as trilhas e o museu cultural no parque, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, confirmou que foram aprovados recusos de R$ 420 mil para os investimentos sendo que o museu terá administração conjunta com a Secretaria Municipal de Cultura de Niterói.

A reserva extrativista marítima de Itaipu deverá começar a operar em agosto, segundo Minc.

De acordo com ele, ela é um grande sonho dos pescadores da região, vai possibilitar que as pessoas mergulhem, fotografem e façam pesquisas e não permitirá a pesca predatória e atividades que ponham em risco o meio-ambiente.

lixo_tratado1"Niterói está investindo muito na questão ambiental. Temos grande interesse que a cidade se torne uma capital ecológica e isso é um compromisso do prefeito e do vice-prefeito Axel Grael", afirmou o secretário Minc.

O prefeito niteroiense e Minc destacaram outra parceria na área ambiental, como as obras de recuperação da Lagoa de Piratininga. O chefe do Executivo municipal citou ainda o programa Enseada Limpa, que tem um conjunto de ações para despoluir a Enseada de Jurujuba, como outra medida importante para o meio-ambiente.

O prefeito afirmou que as intervenções na Serra da Tiririca vão promover o ecoturismo na cidade, o que poderá ser aproveitado pelos jovens que vão participar da Jornada Mundial da Juventude, que acontece em julho, no Rio de Janeiro. Niterói deve receber cerca de 200 mil peregrinos.

O vice-governador Luiz Fernando Pezão destacou outros investimentos do governo estadual na cidade como o programa Bairro Novo, que vai realizar a pavimentação e drenagem de cerca de 200 ruas na Região Oceânica e a implantação do Rio Imagem 2 em Niterói.

"Já fizemos muitas coisas em Niterói. Investimos na recuperação do morro do Bumba, no morro do Céu. É muita parceria e não vamos parar. Parceria é a nossa marca", afirmou.

Visitas à obras

lixo_tratado3Após assinarem o convênio para a compra do lixo tratado, o prefeito e o vice-governador Pezão fizeram uma série de visitas a obras importantes da cidade.

Eles estiveram primeiramente no mergulhão da Marquês do Paraná, no centro, cuja obra foi retomada em abril e tem previsão de ser concluída em novembro e no Barreto, onde serão construídas a Delegacia de Homicídios da Polícia Civil e a nova sede da Guarda Municipal de Niterói.

Em seguida, o prefeito e Pezão foram até Itaipu, na Região Oceânica, acompanhar o andamento das obras da Delegacia Legal do bairro (81ª DP). Por último, visitaram as obras da estrada Francisco da Cruz Nunes.

Fotos: Luciana Carneiro