Prefeito de Niterói visita obras da UMEI Vinicius de Moraes, no Sapê PDF Imprimir E-mail

umei_sape1O prefeito de Niterói e o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, visitaram na manhã desta quarta-feira (19/06) as obras da futura UMEI (Unidade Municipal de Educação Infantil) Vinicius de Moraes, no Sapê. A creche deverá ser inaugurada no mês de agosto.

Os dois também acompanharam o andamentos das intervenções na travessa Martins, que fica ao lado da futura UMEI, onde estão sendo feitas obras de drenagem e pavimentação. O prefeito afirmou que, em sua última visita ao local, em fevereiro, constatou que a rua estava abandonada e determinou a abertura de processo licitatório. A previsão é que, no final de julho, a via esteja recuperada.
umei_sapeO prefeito destacou que a unidade Vinicius de Moraes será a quarta creche a ser inaugurada pelo programa Mais Infância, que será responsável pela construção de 20 novas UMEIs até 2016, em parceria com o Ministério da Educação. Até o momento, já foram inauguradas as UMEIs Marilza Medina, na Vila Ipiranga (Fonseca) e Áurea Menezes, em Itaipu. No fim deste mês, está previsto o lançamento da creche na Magnólia Brasil, também no Fonseca.

"Essa obra aqui da UMEI do Sapê é extraordinária. Pegamos essa obra em ritmo lento e praticamente parada. Com o programa Mais Infância, vamos dobrar o número de UMEIs na cidade pelos próximos quatros anos. Tudo isso só foi possível graças à parceria com o Ministério da Educação. É a união da Prefeitura com os outros níveis de governo", disse.

O secretário Waldeck Carneiro afirmou que o local para a construção da UMEI do Sapê foi desapropriada em 2007, a obra só começou em 2011 e, de lá para cá, caminhava em passos lentos.

umei_sape2

Segundo ele, a unidade vai atender a 140 crianças do segmento da educação infantil e, transitoriamente, outras 180 do primeiro nível do ensino fundamental da escola municipal Levi Carneiro, que estão em turmas que ocupam um espaço precário neste colégio

A UMEI Vinicius de Moraes contará com dez saulas de aula e terá também uma quadra esportiva coberta, uma horta, projetos de educação ambiental, brinquedoteca, aulas de literatura infantil, sala de mídias, entre outras atividades. O custo da obra, segundo Waldeck, está entre R$ 3,5 milhões e 4 milhões. A intervenção gera 50 empregos diretos e 100 indiretos.

Sobre a obra na travessa Martins, 17 operários trabalham na recuperação da via. O custo da intervenção é de R$ 220 mil. Além da pavimentação e drenagem, estão sendo feitas também a calçada, asfalto e meio-fio.
Fotos: Janaína Gouvea