Prefeitura de Niterói inicia operação Calçada Livre na Cantareira PDF Imprimir E-mail
calcada_livre_cantareira1A Prefeitura de Niterói iniciou nesta manhã (1/7) a Operação Calçada Livre, na praça Leoni Ramos, Estação Cantareira, em São Domingos.

Uma das principais ações do primeiro dia foi a fiscalização contra lava-jatos que funcionariam de forma irregular. Três estabelecimentos deste tipo foram notificados por não possuírem alvará.

Os agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) e de outros órgãos municipais detectaram  diversas irregulariades como instalações ilegais de água e de luz, carros estacionados em local proibido, comércio funcionando sem alvará da Prefeitura e mercadorias expostas na calçada. Além disso, as equipes encontraram imóveis em péssimo estado de conservação que estão sendo avaliados pela Defesa Civil.
calcada_livre_cantareira
Durante toda a semana, as equipes estarão retornando ao local, mas já neste primeiro dia da Calçada Livre na Cantareira, a Guarda Municipal emitiu 20 autos de infração sendo que desses, sete veículos foram rebocados para o depósito público municipal. Três carcaças de automóveis abandonados estacionados próximo ao campus da UFF (Universidade Federal Fluminense) também foram levados para o depósito.

Além dos três lava jatos, o setor de fiscalização de postura da SEOP emitiu três notificações contra comerciantes que utilizavam as calçadas para colocar mercadorias, uma autuação por inadequação de fios de eletricidade e uma por estacionamento irregular.

A operação da Prefeitura contou com a participação das secretarias municipais de Conservação e Serviços Públicos, Cultura, Urbanismo e Mobilidade Urbana, Regional do Gragoatá e Assistência Social e Direitos Humanos, além da NitTrans, Vigilância Sanitária, Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), concessionária Águas de Niterói e Polícia Militar.

“Por determinação do prefeito, os  órgãos públicos  estão reunidos em torno do Calçada Livre na Cantareira. O local tem um uma particularidade diferente .É um polo cultural e gastronômico e que ainda conserva lugares tombados. A secretaria de Ordem Pública coordena essas ações , mas cada órgão tem o seu papel neste processo.É um trabalho conjunto da prefeitura em benefício do município” explicou Marcus Jardim, secretário de Ordem Pública da cidade.
Irregularidades no entorno
calcada_livre_cantareira2
As equipes da Prefeitura também percorreram vias do entorno da praça Leoni Ramos e encontraram irregulares. Os fiscais encontraram três ligações clandestinas de água utilizadas por lava-jatos que foram desligadas de imediato.
Foi achado também nas imediações da rua Passos da Pátria, um galão utilizado  para lavagem de carro com água parada e materiais se deteriorando que foram recolhidos ao depósito.

Na mesma via, a equipe recebeu de moradores um pedido para  poda de árvore e colocação de placas de estacionamento proibido além de melhoria da iluminação. A Prefeitura também  vistoriou o estado de conservação das calçadas além de cantoneiras e jardineiras colocadas em local proibido.

"Durante o calçada livre também ouvimos o que os moradores têm a dizer que também é nosso papel, e cada secretaria faz sua parte .As árvores atrapalham a visão da rua e das lâmpadas, e o local acaba ficando perigoso para moradores e estudantes.Vamos providenciar” diz o secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim.

Chamou atenção das equipes uma série de casas em péssimos estado de conservação na esquina da praça Leoni Ramos com a avenida Visconde do Rio Branco. O local, além de moradia, é usado como laja jato.A Defesa Civil esteve no local e pretende voltar para uma avaliação mais aprofundada para emitir um laudo sobre a necessidade ou não de interdição do local.

Numa prévia avaliação, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos chegou a fazer contato com moradores de rua que utilizam a praça. Em uma primeira etapa, os moradores foram considerados dependentes de álcool e não aceitaram a primeira abordagem saindo do local. A secretaria pretende continuar o trabalho encaminhando para tratamento os que concordarem.

Durante toda a semana, as ações continuarão acontecendo na Cantareira , seguindo o exemplo do que já ocorreu em Icaraí e no Largo da Batalha. O objetivo da Prefeitura é promover o ordenamento público e revitalizar o local.

“As ações continuarão durante o dia e à noite quando existe um grande movimento de pessoas no local. Vamos disciplinar o uso do espaço por ambulantes que não são cadastrados. Vamos pedir a presença do Corpo de Bombeiros nessas ações já que recebemos a denúncia de que houve uma explosão de um botijão de gás no local e temos que garantir a segurança dos frequentadores.” explicou Jardim.

Fotos: Janaína Gouvea