Prefeitura de Niterói recebe R$ 24 milhões para contenção de encostas PDF Imprimir E-mail

encontasO prefeito de Niterói, o vice-prefeito, Axel Grael, e o superintendente nacional da Caixa Econômica Federal (CEF), José Umberto Pereira, assinaram nesta quinta-feira, 4, a liberação de R$ 24 milhões do Governo Federal para a contenção de encostas em Niterói. Os recursos, referentes ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II), serão investidos em 14 frentes de trabalho nos morros do Holofote e Bonfim, no bairro do Fonseca; e no Caramujo.

A primeira área a receber intervenções será a Rua do Buraco Quente, no Morro do Holofote. A previsão é de que as obras de contenção comecem ainda no segundo semestre deste ano. Dentre as ações previstas nas três localidades estão: a colocação de telas de alta resistência para evitar deslizamentos, a construção de muros de contenção e a melhoria na drenagem da água das chuvas.

“Este projeto vai contribuir para evitar que Niterói perca mais vidas em tragédias como a de 2010. Até o fim do ano, todas as áreas de extremo risco da cidade passarão por ações de contenção de encostas”, garantiu o prefeito.

Lideranças comunitárias também participaram da cerimônia, e assinaram o contrato como testemunhas. O prazo para conclusão de todas as obras é de 16 meses, a partir do resultado do processo de licitação.

"Niterói tem um relevo muito acidentado e precisamos estar preparados para enfrentar as chuvas com segurança. Além da contenção das encostas, os Núcleos de Defesa Civil (Nudec) também têm um papel muito importante nesse processo", lembrou Axel Grael.