Ação de ordenamento Calçada Livre vai continuar na Cantareira PDF Imprimir E-mail

A Operação Calçada Livre na Estação Cantareira, em São Domingos, fecha a sua primeira semana com 42 autos de infração emitidos por estacionamento irregular e 16 veículos removidos ao depósito público. Iniciada na última segunda-feira, a operação  da Prefeitura de Niterói, coordenada pela  Secretaria de Ordem Pública, com o apoio de diversos órgãos municipais, a ação visa ao ordenamento público nos bairros. Cinco Lava jatos irregulares foram fechados.

Na noite da última quinta-feira (04-07), o Secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim, acompanhou agentes da Vigilância Sanitária numa inspeção aos nove ambulantes cadastrados para vender lanches em barracas na Praça Leony Ramos. A equipe da prefeitura constatou que, apesar de todos utilizarem luvas e gorros para o manuseio de alimentos, ainda será necessário que passem por uma reciclagem para que possam legalizar a situação desses comércios, durante o período de revitalização da praça. Eles deverão comparecer ainda esta semana na sede da Vigilância Sanitária para participar de um curso sobre manuseio e armazenamento de alimentos.

A Fiscalização de Posturas retornou aos bares e restaurantes da Cantareira. Dos oito comerciantes notificados no primeiro dia da operação por colocação de mesas, cadeiras e mercadorias na calçadas, seis já protocolaram o pedido para utilização do espaço.

A operação contou 30 homens da Secretaria de Ordem Pública, incluindo agentes e guardas municipais. Até a tarde de sexta  haviam sido detectadas três ligações clandestinas de água, cinco ligações irregulares de luz, cinco lava jatos irregulares foram fechados. Além disso, três carcaças de automóveis foram recolhidas e levadas ao depósito público municipal.

“Cada  secretaria está cumprindo o seu papel e acho que hoje já avançamos muito. Todos os órgãos compareceram aqui por determinação do prefeito e gradativamente vamos fazendo o ordenamento desse espaço cultural e tão importante para nossa cidade. O melhor de tudo é que  comerciantes estão aderindo e muitos nos apoiam porque sabem que o disciplinamento do local  será benéfico para todos” explicou Marcus Jardim, Secretário de Ordem Pública de Niterói.

A operação da prefeitura contou com a participação da Secretaria de Conservação, NitTrans, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Secretaria de Cultura, Secretaria Regional do Gragoatá, Secretaria de Urbanismo, Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), e Secretaria de Ação Social, além do apoio da Águas de Niterói e da Polícia Militar.

O secretário municipal de Cultura, Arthur Maia, que esteve na noite de quinta-feira no local, explicou que o município vê a Cantareira como uma espécie de pelourinho de Niterói.

“A Cantareira respira cultura, é uma espécie de pelourinho da cidade, então a ideia é decidirmos o que  que será feito do local que tem uma série de prédios tombados. Todo esse trabalho deverá ser feito  em comum acordo com moradores e comerciantes”, disse.

O Secretario de Ordem Pública, Marcus Jardim, garantiu que a exemplo do ocorrido no Largo da Batalha e Icaraí a Operação calçada Livre na Cantareira continuará até que se obtenha o resultado final adequado para a cidade. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e a Defesa Civil continuarão retornando ao local para identificar a necessidade de atendimento a moradores de rua e interdição ou não de algumas construções que ficam no entorno da Praça Leoni Ramos.

“É um local turístico e que ao mesmo tempo é frequentado por muitos estudantes e moradores. Então temos que fazer tudo de uma forma  adequada para que o trabalho seja duradouro. Não adianta reprimir um lava jato ilegal e depois ele retornar. Temos que adequar cada situação de acordo com sua peculiaridade", explicou Marcus Jardim.

A Secretaria de Ordem Pública também detectou, ao longo da semana, a necessidade de colocação de placas na Rua Passos da Pátria em São Domingos, para orientação dos motoristas sobre estacionamento proibido. Na Cantareira não será mais permitido estacionar em volta da praça. A lei é única para todas as praças da cidade.