Túnel do mergulhão da Marquês do Paraná estará concluído no início de agosto PDF Imprimir E-mail
Prefeito vistoriou local nesta terça-feira. Toda obra estará finalizada em novembro.
mergulhao_1
O prefeito de Niterói fez na manhã desta terça-feira (9/7) uma vistoria nas obras do mergulhão da avenida Marquês do Paraná, no centro de cidade. Durante a visita, ele anunciou que o túnel de 150 metros estará concluído na primeira semana de agosto.
"A visita de hoje foi importante para acompanhar e fiscalizar a execução do projeto. Verifiquei que o cronograma está sendo cumprido. Em junho, abrimos a Amaral Peixoto e, na primeira semana de agosto, estaremos concluindo a perfuração do túnel", disse o prefeito.

Após a conclusão do túnel, a obra passará pelas fases de escavação das estacas raiz com profundidade de 12 metros e a laje de fundo nos meses de setembro e outubro. De acordo com o cronograma, o mergulhão deverá estar concluído em novembro.
mergulhao_2
O chefe do Executivo municipal afirmou que a retomada da obra do mergulhão só foi possível porque a atual administração fez o que era para ter sido feito há quatro anos.

"A obra do mergulhão é o símbolo da incompetência e do descaso que Niterói sofreu nos anos recentes. É inadmissível uma obra complexa como essa, no principal eixo viário da cidade, ter ficado parada durante quase três anos. Pegamos a obra parada, sem projeto executivo, sem estudo de sondagem e de subsolo. Em janeiro e fevereiro, fizemos um estudo de 62 pontos do mergulhão, com o apoio de alguns dos melhores calculistas do Brasil, que participaram de projetos do mergulhão da Praça 15, da Barra da Tijuca e do metrô do Rio. A partir daí destes estudos de sondagem e subsolo, elaboramos o projeto executivo e iniciamos a perfuração do túnel há cerca de dois meses", explicou.

Fotos: Luciana Carneiro