Conselho Municipal de Igualdade Racial será implantado em agosto PDF Imprimir E-mail

Prefeito recebe relatório final de conferência sobre o tema e anuncia que vai estruturar na cidade encontro com a África em 2015

conferencia_igualdade_racial

O prefeito de Niterói recebeu nesta quinta-feira (18/7) o relatório final da 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que foi realizada na cidade no último fim de semana.
O chefe do Executivo destacou que a conferência foi a primeira que contou com o apoio e a participação da Prefeitura de Niterói. O ponto alto do evento foi a eleição do Conselho Municipal de Igualdade Racial, com 11 representantes do governo e 11 da sociedade civil.

"A luta contra o preconceito e a superação das discriminações é um compromisso da nova administração. No mês de agosto, vamos dar posse e implantar o primeiro Conselho Municipal de Igualdade Racial da história de Niterói. A comunidade afro-descendente faz parte da história do Brasil e da história de Niterói", afirmou o chefe do Executivo.

O prefeito afirmou que a municipalidade pretende estruturar para 2015 um encontro com África, da mesma forma dos encontros feitos com Portugal e Espanha.
conferencia_igualdade_racial1
Disse também que a Prefeitura, junto com a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Niterói, uma agenda para a semana da Consciência Negra, em novembro, que deverá ter ações nas escolas e postos de saúde.

A coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Tatiara Souza, afirmou ter apresentado ao prefeito algumas propostas definidas na Conferência como a capacitação de professores para o ensino da História da África nas escolas, em atendimento à Lei 10.639, de 2003, ainda não regulamentada na cidade, e a criação de espaços culturais para o movimento negro.