Niterói terá planejamento específico para a JMJ PDF Imprimir E-mail
Anúncio foi feito durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).  Calçada Livre chegará ao Jardim Icaraí em agosto
ggim_01

A cidade de Niterói vai receber na próxima segunda-feira (22/7) 140 recrutas da Polícia Militar que serão empregados no policiamento para os eventos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O anúncio foi feito durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) na manhã desta sexta-feira (19/7) que contou com a participação do prefeito de Niterói e representantes das polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, além do secretariado municipal.

O prefeito informou durante a reunião que o projeto Calçada Livre será expandido para o Jardim Icaraí a partir de agosto e que haverá também um aumento na repressão ao comércio de DVDs piratas por parte da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop).

Ainda sobre o policiamento, o comandante do 12º BPM, tenente-coronel André Luiz Belloni, informou que os PMs vão trabalhar no dia de segunda folga para reforçar a segurança nos dias da JMJ.

Faixa exclusiva na ponte

ggim_02
Outra medida anunciada na reunião é a criação, a partir de agosto, de uma faixa de segmentação no lado direito do sentido Niterói da ponte Rio-Niterói, a partir da Ilha do Mocanguê, que será exclusiva para motoristas que seguirem para Niterói. Segundo a PRF, os veículos que seguirem em direção à São Gonçalo e Região dos Lagos, terão que permanecer na faixa da esquerda.

De acordo com a PRF, muitos motoristas que não vão para Niterói seguem pelo lado direito da ponte, que é menos movimentado, e quando chegam à praça do Pedágio, cruzam a pista para passar para outro lado, causando transtornos no trânsito. A faixa de segmentação será separada por cones e terá sinalização e painéis.

O comandante do 4º Comando de Policiamento de Área (4º CPA), coronel Wolney Dias, informou que, após os eventos da JMJ, deverá reativar o DPO (Destacamento de Policiamento Ostensivo) em Maria Paula, na divisa com São Gonçalo, para aumentar a ostensividade policial na área e também na região de Pendotiba.

Sobre o aumento na repressão ao comércio ilegal de DVDs, o secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim, informou que o serviço de inteligência do órgão vai detectar os pontos críticos e os agentes vão realizar ações pontuais para coibir a prática do delito.

"É uma atividade criminosa que não pode se perpetuar. Tem que ter a resposta do poder público".

Durante a reunião, a secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, apresentou o projeto de revitalização do centro de Niterói, destacando as melhorias que as intervenções vão trazer para a região, como a reforma e a construção de novas praças, um novo abrigo, ciclovias, preservação do patrimônio histórico, reurbanização de comunidades, entre outras.

O prefeito de Niterói destacou a importância da integração da administração municipal e das forças de segurança com o GGIM.

"Temos um longo caminho a percorrer para devolver a tranquilidade para Niterói. Há problemas mas tenho certeza que, se não houvesse essa integração, o quadro seria pior. A perspectiva é que teremos uma cidade mais segura em médio e longo prazo e o GGIM, nos próximos quatro anos, se torne uma referência positiva para outros municípios do Rio e do Brasil", afirmou.
Foto: Janaína Gouvea