Prefeitura de Niterói e moradores de Camboinhas debatem melhorias para a Região Oceânica PDF Imprimir E-mail

Cerca de 100 moradores de Camboinhas receberam, na noite desta sexta-feira (19/07), na sede social da Soprecam, o prefeito de Niterói para a terceira edição do projeto “Diálogos da Região Oceânica”.

Além de promover um debate sobre as ações do programa Bairro Novo - lançado em parceria com o Governo do Estado para drenagem, pavimentação, sinalização e reurbanização de 150 ruas da Região Oceânica, até o final de 2016 -, o encontro também abordou temas como o adensamento do bairro, a oferta de serviços de saúde, o abastecimento de água e luz, a proteção ao meio ambiente e a segurança.

"Pelo programa Bairro Novo, vamos receber R$ 88 milhões para obras em 56 quilômetros de vias. Na última semana, conseguimos ainda mais R$ 185 milhões do Governo Federal para ações de infraestrutura. Este é o maior volume de investimentos para drenagem e pavimentação da história de Niterói. E a Região Oceânica vai receber a maior parte desses recursos", garantiu o prefeito.

Segundo o prefeito, até o fim de 2016, todas as ruas da Região Oceânica estarão pavimentadas.

Adensamento

Muitos moradores de Camboinhas se mostraram preocupados com a construção de empreendimentos imobiliários que podem aumentar em quase 50%, no próximo ano, o número de moradores do bairro. Sobre o assunto, o prefeito assumiu um compromisso.

"Vou repassar essa demanda para a secretária de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, para elaborarmos um plano de ação específico para a região com relação ao adensamento populacional. Vamos marcar uma nova reunião em alguns meses para apresentar essas medidas a vocês" , afirmou o prefeito.

Saúde

Questionado sobre o atendimento na Unidade de Urgência Mario Monteiro, em Itaipu, o prefeito anunciou que a unidade teve seu projeto de reforma e modernização aprovado junto ao Ministério da Saúde e que a partir do próximo mês já deve receber recursos para sua qualificação. A unidade será adaptada para o perfil de atendimento de uma UPA.

"Eu inaugurei o Mario Monteiro na minha primeira gestão e todos aqui sabem que ela funcionava muito bem. Infelizmente, nos últimos quatro anos ela foi sucateada, como toda a rede de saúde. Reconstruir é um processo muito mais difícil e demorado, mas estamos nos esforçando, com uma nova direção e muita vontade de acertar. A unidade ainda não está como queremos mas já melhorou bastante e é a referência para emergências na Região Oceânica', lembrou o secretário de Saúde, Chico D'Angelo.

Abastecimento

O prefeito afirmou que, embora as concessões para empresas de água e luz sejam estaduais ou federais, a prefeitura tem atuado fortemente na fiscalização da prestação desses serviços. Por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, têm sido organizadas reuniões com a Ampla e a Águas de Niterói para prestação de contas e criação de planejamentos de expansão das redes, em especial na Região Oceânica.

Meio Ambiente

O vice-prefeito, Axel Grael, recebeu sugestões sobre a proteção ao meio ambiente em Camboinhas. Axel também comentou sobre os estudos para obras de macrodrenagem na região e em alguns pontos de Icaraí.

"Nós acabamos de contratar um escritório para avaliar o que nós já temos de projetos e  apresentar uma solução adequada para a questão da macrodrenagem na Região Oceânica e em alguns pontos de Icaraí. São locais que sofrem muito quando chove, ficam inundados. Em três meses teremos uma resposta para esse problema", afirmou o vice-prefeito.

Segurança

O prefeito anunciou que o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) será contruído em Itaipu, onde funciona a sede da Administração Regional. Este será um espaço de troca de informações estratégicas entre diversas forças policiais. Além disso, o CISP vai monitorar toda a cidade através de cabeamento de fibra ótica, com o objetivo de diminuir a criminalidade.

"A Delegacia legal de Itaipu ficará pronta em agosto. Essa é a única delegacia de Niterói que ainda não está totalmente informatizada e modernizada. Com isso, a criação do CISP na Região Oceânica e a vinda de uma UPP para Niterói, já em negociação com o estado, nossa expectativa é muito positiva", pontuou o prefeito.

"Diálogos com a Região Oceânica"

A próxima reunião do projeto “Diálogos da Região Oceânica” acontece no dia 26 de julho, às 19 horas, no colégio Portugal Neves, em Piratininga. Estiveram ainda presentes no encontro desta sexta-feira, a secretária executiva da prefeitura, Maria Celia Vasconcellos; a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa; o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes; o secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Jardim; o secretário municipal de Integração Social, Anderson Rodrigues; o subsecretário municipal de Infraestrutura, Pedro Vianna; o administrador regional Carlos Roberto Boechat; o vereador Jayme Suzuki.