Dialógos com a Região Oceânica: prefeito fala a moradores de Piratininga PDF Imprimir E-mail

O prefeito de Niterói confirmou para moradores de Piratininga, que a Região Oceânica receberá cerca de R$ 500 milhões de investimentos até 2016 que serão aplicados nas obras de pavimentação e drenagem, implantação da Transoceânica incluído, a construção do túnel Charitas – Cafubá e construção do CISP ( Centro Integrado de Segurança Pública ) .

A confirmação foi feita durante a quarta edição do projeto “ Diálogos com a Região Oceânica”  que aconteceu na última sexta-feira ( 26-07) na quadra poliesportiva da escola municipal Portugal Neves , no trevo de Piratininga. Mesmo com a chuva e o frio, cerca de 100 moradores ouviram as explicações do prefeito sobre os projetos que implantará na região e levaram suas reivindicações e sugestões de melhorias para o chefe do Executivo de Niterói , que estava acompanhado de seu secretariado.

O projeto  “ Diálogos com a Região Oceânica “  vem debatendo  com moradores temas como saúde, abastecimento de água, luz, proteção ambiental, serviços em geral , mobilidade urbana, transporte, e entre outros temas promove um debate sobre as ações do programa bairro novo- lançado em  parceria com o governo do estado para drenagem , pavimentação, sinalização e reurbanização de 150 ruas da Região Oceânica, até o final de 2016-, um investimento  de R $ 88 milhões em 56 quilômetros de via. Mais de mil moradores já participaram dos  encontros com o prefeito e secretariado na região.

“A região ficou abandonada por muito tempo, mas eu assumo o compromisso com os moradores de trabalhar pela região oceânica. Graças ao diálogo com o governo do estado governo e federal estamos trazendo esses investimentos. Com o Bairro Novo  vamos trabalhar 150 ruas, mas a região tem  250  e todas constam como asfaltadas na prefeitura  e não estão.Conseguimos então com o Ministério do planejamento mais  R$ 185 milhões e até o final de 2016  todas as ruas da região estarão asfaltadas.  ”garantiu o prefeito.

O chefe do Executivo municipal completou que os investimentos na região incluem ainda R$ 300 milhões com a implantação do sistema transoceânico de transporte e mobilidade urbana incluindo o túnel de  Cafubá- Charitas, construção de sete estações e utilização dos ônibus acoplados, os ligeirinhos. Além disso, serão aplicados mais R$ 30 milhões  para a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). Este será um espaço de troca de informações estratégicas entre diversas forças policiais. Além disso, o CISP vai monitorar toda a cidade através de cabeamento de fibra ótica, com o objetivo de diminuir a criminalidade.Serão quase 300 câmeras monitorando a cidade.

Melhoria no trânsito

Durante o debate, o prefeito quis ouvir de moradores se a mão reversível na Estrada Francisco da Cruz Nunes- no trecho do Largo da Batalha- feita pela prefeitura há cerca de um mês havia surtido efeito no trânsito nos horário de pico.A medida conquistou 90% de aprovação dos moradores que consideraram um grande avanço e aprovaram a diminuição de tempo no trajeto entre o Parque da Colina e Largo da Batalha, uma das grandes reclamações de moradores.

“ Vamos  reduzir ainda mais esse tempo de trajeto quando todo o projeto de mobilidade urbana estiver implantado, mas enquanto isso, já estamos efetuando melhorias.Na primeira semana de agosto por exemplo , entregaremos a  obra da rótula do Parque da Colina que tem como objetivo diminuir o funil que ocorre durante o horário do rush.Estamos atuando em várias frentes para minimizar e melhorar a situação dos moradores enquanto os projetos maiores vão sendo implantados na região “ observou o prefeito.

Diálogo permanecerá

Além de anunciar as obras de melhorias para a região Oceânica, o prefeito de Niterói afirmou que pretende continuar mantendo o diálogo com a população para discutir soluções quanto a problemas considerados crônicos há muitos anos, entre eles o bairro Santo Antonio, que sofre com enchentes e é uma reivindicação antiga de moradores.O prefeito explicou que está  sendo feito um estudo para uma solução definitiva para o problema e convidou os moradores a participarem e acompanharem as discussões sobre a melhor solução para o local. O estudo está sendo coordenado pelo vice-prefeito Axel Grael que é engenheiro .O chefe do Executivo municipal também prometeu marcar um encontro com moradores do Jacaré para ouvir suas dificuldades com relação à infraestrutura do bairro.

“ Esse diálogo com a população é importante porque eles é que sabem os problemas que estão vivendo” disse o prefeito que ao ouvir de uma moradora que a cidade precisa de ciclovias, confirmou que durante a implantação da Transoceânica  será construída uma ciclovia de 9 KM  margeando toda a via ,  indo  do Engenho do Mato até  a estação de Charitas também como parte do projeto Niterói de bicicleta que é uma proposta mais alternativa e mais sustentável de transporte.

Secretariado

Estiveram ainda presentes no encontro desta sexta-feira, a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa; o secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Jardim; o secretário municipal de Integração Social, Anderson Rodrigues; o subsecretário municipal de Infraestrutura, Pedro Vianna; o administrador regional Carlos Roberto Boechat; o secretário de saúde Chico D Angelo, o secretario de participação Social Bira Marques a vereadora Tãnia Rodrigues entre outros.