Prefeitura de Niterói inaugura Sala Aprendiz PDF Imprimir E-mail

sala_aprendizO prefeito de Niterói e o presidente da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Haroldo Zager, inauguraram, na manhã desta terça-feira (30.07), a Sala Aprendiz, no Centro da cidade. O evento foi aberto com a apresentação do hino nacional brasileiro pelos 46 jovens que compõem a Orquestra Aprendiz, sob a regência do maestro Evandro Rodrigues.

Participaram da cerimônia, também, o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, o presidente da Fundação de Arte de Niterói - FAN, André Diniz, o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes, os vereadores Leonardo Giordano e Gezivaldo de Freitas - Renatinho, além do presidente do Instituto Memória Musical Brasileira – IMMUB, João Carlos Carino, entre outras autoridades.

O novo espaço, que conta com cinco salas de música e um grande salão para concertos e ensaios, será a sede do Programa Aprendiz, uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, gerida pelo Instituto Memória Musical Brasileira (IMMUB), que promove aulas gratuitas de música clássica e popular para um universo de quase 3 mil alunos da rede pública municipal de ensino.
sala_aprendiz1

Antes do descerramento da placa de inauguração do espaço, o prefeito parabenizou o trabalho de todos os envolvidos no Aprendiz e convidou a mãe de dois alunos do programa, Sandra Reis, para ficar ao seu lado. “Tenho três filhos e não há coisa melhor para encher o coração dos pais de alegria que ver o crescimento dos filhos”, afirmou o prefeito.

O chefe do Executivo municipal também destacou a apropriação do programa pela comunidade. “Tenho absoluta certeza que o Aprendiz muda o comportamento e a vida de milhares de jovens e oferece novas perspectivas para seus familiares”, ressaltou.

Em nome da cidade, o prefeito agradeceu o grande apoio da Imprensa Oficial para o Aprendiz. E lembrou, ainda, que a Imprensa Oficial, ao inaugurar sua nova sede, anos atrás, além do espaço Leila Diniz e agora também a Sala Aprendiz, contribui para o projeto de revitalização do Centro, que prevê ciclovias, recapeamento de ruas, instalação de rede elétrica subterrânea e um novo abrigo para pessoas em situação de rua. “O bairro do Centro será todo modernizado e vai ganhar nova mobilidade”, disse o prefeito.

Emocionado, o presidente da Imprensa Oficial do Estado, Haroldo Zager, declarou que era uma grande alegria contribuir com o Programa Aprendiz. “Estamos dando o valor que essa juventude merece”, ressaltou. “Há pelo menos dois anos, acompanho de perto o trabalho desses jovens, que se apresentam todo mês na Sala Leila Diniz”, lembrou Zager.
sala_aprendiz2
O presidente da FAN, André Diniz, destacou que a Cultura está vivendo uma ótima fase com a atual administração. “Em poucos meses, inauguramos o Museu Janete Costa, a Sala Aprendiz, conseguimos uma sede para a Cia de Ballet da cidade, estamos promovendo dezenas de shows nas ruas, implantamos uma importante política de editais e vamos devolver para a população, muito em breve, o Teatro Popular”, celebrou.
Diniz ressaltou também a gestão do IMMUB no Programa Aprendiz. “O instituto é referência nacional em pesquisa na área musical e o Aprendiz, hoje, já é, proporcionalmente, o maior programa público de ensino de música do país”, afirmou o presidente da FAN.
O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Niterói, Waldeck Carneiro, saudou os professores do Aprendiz e fez questão de registrar que o programa é uma das atividades mais marcantes do Governo, resultado da cooperação entre as pastas da Cultura e Educação. “O Aprendiz une o aspecto cultural, ao educacional e ao social”, disse. Ao finalizar seu discurso, o secretário de Educação presenteou, com um violino, o jovem Riam Sampaio – de 8 anos - , aluno do Programa.
Outro entusiasta do Aprendiz, o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes, falou sobre a grande importância da iniciativa. “Nesse Programa, a música pode transformar vidas”.
João Carlos Carino, presidente do IMMUB, destacou que a inauguração do espaço é mais uma vitória do programa, que já se desenvolve há quase 13 anos na cidade e jamais teve uma sede. “Nesta gestão, com o prefeito, não só houve a continuidade do programa, como também o ampliamos, dobrando o número de escolas atendidas e levando música para as crianças dentro das comunidades”, disse.
O vereador Leonardo Giordano, presidente da Comissão de Comunicação e Cultura da Câmara, lembrou que a sede para o Aprendiz era esperada há muito tempo e se concretizou com o trabalho do prefeito, que busca diálogo e integração na sua forma de gerir.
A Sala Aprendiz fica na Rua Saldanha Marinho, 217, no Centro de Niterói e vai funcionar de segunda a sábado, das 12h às 18h.