Peregrinos movimentaram cerca de R$ 15 milhões em Niterói durante a JMJ PDF Imprimir E-mail

jmj_peregrinos2O prefeito de Niterói e o arcebispo da cidade, Dom José Francisco, divulgaram nesta quarta-feira (31/07) o balanço da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no município.

De acordo com o prefeito, a cidade recebeu cerca de 35 mil peregrinos que movimentaram, nos sete dias do evento, R$ 15 milhões principalmente no consumo em bares, restaurantes e lojas.

"A cidade nunca havia recebido essa quantidade de pessoas e essa movimentação de R$ 15 milhões foi importante porque houve um maior desenvolvimento da atividade econômica local", afirmou.

O município registrou apenas 15 atendimentos médicos. O caso mais sério foi uma torção no pé de um peregrino. Não houve também transtornos no sistema de transportes e não houve registros também de ocorrências policiais graves. Muitos peregrinos se hospedaram em 15 escolas municipais e, ao saírem, deixaram todas intactas.
jmj_peregrinos

Segundo o prefeito, o município promoveu diversas atividades culturais para os peregrinos, como a exposição de Gaudí, no MAC (Museu de Arte Contemporânea), que será prorrogada até o próximo domingo (04/08) e de Arte Sacra, no Museu de Arte Popular Janete Costa. De acordo com a Prefeitura, muitos peregrinos continuaram na cidade após a JMJ e muitos ficarão aqui até o próximo fim de semana.

"O saldo foi extremamente positivo. E foi o resultado da integração da Prefeitura com a Arquidiocese e também do trabalho da nossa equipe. Não houve transtornos. A população de Niterói acolheu os peregrinos com todo o carinho. Foi uma Jornada abençoada. Isso tudo mostra que Niterói tem gestão, tem planejamento e está preparada para receber eventos expressivos como a JMJ", disse.

O arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, entregou uma carta ao prefeito agradecendo pelo apoio. Na carta, ele disse que a equipe da Prefeitura trabalhou com empenho e boa vontade, se reunia semanalmente para preparar a cidade para o evento e atuou em várias frentes, como na organização das catequeses e da hospedagem dos peregrinos, e que somente com esse apoio foi possível realizar a JMJ em Niterói.

"Foram momentos para ficarem guardados no coração", disse o arcebispo.

jmj_peregrinos1
Dom José Francisco afirmou ainda que, no último sábado (27/07), o papa Francisco abençoou a maquete da nova catedral católica, que foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e que será construída futuramente no Caminho Niemeyer.

O chefe do Executivo municipal afirmou que a Prefeitura vê com entusiasmo a construção da nova catedral.

"Esse projeto da catedral tem grande importância religiosa mas também cultural e turística. A catedral vai agregar muito valor ao Caminho Niemeyer e ao próprio projeto de reformulação da região central da cidade que estamos estruturando. Vamos enterrar toda a fiação aérea, modernizar a frente marítima da Ponta da Areia até o MAC, teremos uma estação intermodal, ou seja, um projeto que vai refigurar o centro de Niterói e a construção da nova catedral está inserida nele. E com a benção do papa, já é meio caminho andado", afirmou.

O prefeito disse que a experiência com a JMJ deixará um importante legado para a cidade em relação aos próximos eventos internacionais que o município do Rio vai receber. E ele anunciou que, no próximo dia 19, vai lançar com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Artur Nuzman, o programa de integração de Niterói aos Jogos Olímpicos de 2016. Entre as ações deste programa estará a vinda de delegações olímpicas internacionais para realizar a aclimatação em Niterói.

A divulgação do balanço da JMJ em Niterói contou com a participação dos cantores niteroienses Alberto Araújo e Patrícia Fernandes, que participaram do coral do papa Francisco durante a Jornada, além do secretário de Governo, Rivo Gianini, do subsecretário Paulo Cunha e do diretor-executivo do Caminho Niemeyer, Marcos Gomes, que estiveram à frente da comissão formada pela administração municipal para organizar a JMJ em Niterói.

Gerente de atos culturais da JMJ, Gustavo Ribeiro, elogiou o trabalho da Prefeitura de Niterói no evento:

"Niterói permitiu a realização de eventos culturais de muita qualidade. A parceria com a Prefeitura foi fundamental", afirmou.
Fotos: Péricles Rodrigues