Mães tiram dúvidas sobre amamentação em São Lourenço PDF Imprimir E-mail

Atividade na Policlínica Carlos Antônio da Silva faz parte da programação para a Semana Mundial do Aleitamento Materno

Continuam até a próxima quarta-feira (07/08) as atividades da 21ª Semana Mundial do Aleitamento Materno em Niterói, promovidas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Na Policlínica Carlos Antonio da Silva, no bairro São Lourenço, mães de recém-nascidos se reuniram nesta segunda-feira (05/08), às 10h, para uma troca de experiências sobre a amamentação. A diretora da unidade, a ginecologista e obstetra Solange Regina de Oliveira, orientou as mulheres e tirou dúvidas, principalmente das mamães de primeira viagem.

Uma delas é Aline de Souza Ramos, mãe de Tales, de 27 dias. Preocupada com o baixo ganho de peso do bebê, ela aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas. “Foram dicas valiosas, como massagear a mama durante a amamentação e aguardar o seu esvaziamento antes da troca para o outro lado”, disse Aline.

“Esse procedimento permite que o bebê consiga mamar primeiro o leite que mata a sede, em segundo lugar, o rico em proteína e vitamina e, por último, o que tem mais gordura”, explicou a médica. E acrescentou: “Para que isso aconteça é importante a mãe ter tranquilidade, paciência e receber a colaboração da família”.

Ana Carolina Generosa, de 32 anos, mãe também pela primeira vez do filho Mateus, de 10 dias, estava com dificuldade de amamentar e recebeu auxílio.

“A posição confortável para amamentar é aquela em que o pequenino encosta a barriga com barriga com a mãe. E para que tudo corra bem, é essencial que a mãe se alimente bem, beba muito líquido e tente descansar. Quanto mais o bebê mama, mais o leite é produzido”, disse Solange.

Nesta terça-feira (06/08), a Unidade Básica de Piratininga terá palestra sobre a importância da alimentação para o aleitamento materno. A ação começa às 13h. Em diversas outras unidades haverá distribuição de panfletos educativos e exposição de cartazes sobre o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno.