Visita às obras de duplicação da avenida do Contorno PDF Imprimir E-mail

contornoO prefeito de Niterói visitou na manhã desta sexta-feira (30/8) o andamento das obras de duplicação da avenida do Contorno.

As intervenções foram iniciadas em fevereiro. De acordo com a concessionária Autopista Fluminense, em setembro, será concluída a instalação das primeiras 30 vigas (de um total de 66) do viaduto de 400 metros, que tem previsão de ficar pronto em março do ano que vem, assim como o trecho que vai do supermercado Assaí até a garagem da Viação 1001 (sentido norte).

O chefe do Executivo municipal afirmou que a duplicação da Contorno é uma das obras mais importantes para a mobilidade da cidade e é fruto da parceria entre os três níveis de governo e a iniciativa privada.

"Fiquei bastante impressionado com o ritmo das obras. Estivemos aqui em fevereiro e uma das etapas da obra será concluída em setembro com o posicionamento das vigas. Isso é fruto do diálogo da prefeitura com os governos estadual e federal e a concessionária. Estamos construindo uma solução para que os estaleiros sejam preservados assim como que a mobilidade urbana seja garantida. Essa obra é uma das mais importantes para  melhorar a mobilidade urbana. Há 40 anos, os moradores sofrem com esse funil que é a avenida do Contorno", disse o prefeito.

contorno1
Toda duplicação da Contorno tem previsão de conclusão para o início de 2015. De acordo com a Autopista Fluminense, ao final das intervenções, as duas pistas da via terão, cada uma, três faixas de rolamento e uma para acostamento.

A concessionária informou que, ainda este ano, conclui o corte de 40 mil metros cúbicos de rochas, intervenção que compõe as obras de ampliação da Contorno. E que a partir de março, inicia as obras do lado sul da via. O custo da obra é de cerca de R$ 70 milhões.

Acompanharam o prefeito na visita às obras, as secretárias municipais de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, e de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, além do presidentes da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes, e da NitTrans, coronel Paulo Afonso.

Fotos: Luciana Carneiro