Prefeitura inaugura Telecentro na sede da Famnit, em Santa Rosa PDF Imprimir E-mail

telecentro_famnit
A Prefeitura de Niterói inaugurou na tarde deste sábado (31/8) o Telecentro na nova sede da Famnit (Federação das Associações de Moradores de Niterói), em Santa Rosa.

A iniciativa faz parte do programa Niterói Digital, que visa democratizar o acesso e o uso das tecnologias de informação e comunicação no município.

O Telecentro na Famnit, que está completando 30 anos em 2013, funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.  Está instalado em uma sala com dez computadores com acesso livre à Internet.

Vinte estagiários selecionados pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia vão ministrar cursos para a comunidade como introdução à informática, digitação, Internet e aplicativos (editores de texto, planilhas e de apresentação).

É o segundo Telecentro do programa Niterói Digital a ser inaugurado ou reativado. O primeiro deles foi no Barreto em junho.  A previsão é que, até 2016, a cidade ganhe 20 telecentros.
telecentro_famnit1

Ao participar do lançamento do Telecentro da Famnit, o prefeito de Niterói lembrou de seus tempos de juventude quando percorria as comunidades da zona norte para discutir saúde pública e debater sobre a organização das associações de moradores.

O presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), José Henrique Antunes, disse que a reativação dos Telecentros retoma um projeto que foi dilacerado nos últimos anos.

"Estamos auxiliando a inclusão social já que a inclusão digital é um braço da inclusão social", disse.
Integra também o programa Niterói Digital a iluminação virtual de logradouros públicos, com a disponibiização de Internet gratuita sem fio pelo sistema wi-fi nas principais praças da cidade. O benefício já é oferecido nas praças Leoni Ramos (Cantareira) e Getúlio Vargas, em Icaraí.
Fotos: Péricles Rodrigues