Prefeitura de Niterói paga nesta terça (3.9) 50% do 13º dos profissionais da Educação PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de Niterói paga nesta terça-feira (3.9), 50% do décimo terceiro salário dos profissionais da Educação da rede pública municipal. A medida vai beneficiar quase 4 mil educadores que atuam na cidade, cerca de 30% de todo o quadro de servidores. De acordo com o secretário municipal de Administração, Moacyr Linhares, a iniciativa mostra o esforço da nova administração da prefeitura para manter em dia a folha salarial apesar da situação de quase insolvência herdada.

"Ao assumirmos a prefeitura, herdamos uma situação dramática, com o salário de dezembro atrasado, R$ 600 milhões em dívidas, prefeitura no CAUC, diversas folhas salariais distintas, enfim, uma série de dificuldades, mas com muito trabalho, vamos cumprindo nossa parte. Nosso objetivo era pagar todo o funcionalismo de uma só vez este mês, mas este quadro financeiro não nos permitiu. Assim sendo, optamos por fazer o pagamento dos profissionais da Educação, que é a maior categoria do funcionalismo de Niterói e, no mês que vem, faremos o pagamento dessa parcela a todas as demais categorias", explica Linhares, ressaltando que o recadastramento dos servidores foi mais um passo dado para buscar o ordenamento das finanças municipais.

O secretário explica, ainda, que a antecipação dessa parcela do 13º não é obrigatória, mas que mostra a disposição da nova administração da prefeitura em valorizar seus servidores. "É um reconhecimento ao esforço de todos que trabalham na prefeitura de, mesmo diante da grave crise financeira que atravessamos, mantêm seu compromisso com a população da cidade

Para o secretário de Educação, Waldeck Carneiro, a prioridade pelos profissionais da área mostra a disposição da nova administração da prefeitura em valorizar cada vez mais a categoria.

"A iniciativa de antecipar o pagamento do 13º salário se inscreve num conjunto de ações que o governo vem desenvolvendo para demonstrar seu compromisso com a valorização dos profissionais da Educação. Podemos citar o pagamento do dissídio acima do IPCA, a atualização do pagamento de 10 por centro entre classes e níveis, além do parcelamento do passivo relacionado ao 1º semestre de 2013, que já começou a ser pago. Também não podemos esquecer a discussão sobre o Plano de Cargos e Salários, que está em andamento, com o compromisso do governo de mandar a sua proposta para a Câmara ainda em 2013. Apesar do legado da administração anterior, com dívidas de curto, médio e longo prazo, o prefeito tem se empenhado no sentido de efetivar medidas que se traduzem em efetiva valorização da categoria”