Prefeitura toma novas medidas para inaugurar obra do mergulhão com total segurança PDF Imprimir E-mail

reabertura_mergulhaoO prefeito de Niterói fez na manhã desta segunda-feira (2/9) mais uma visita às obras do mergulhão da avenida Marques do Paraná, no Centro.

Durante a vistoria, o prefeito fez questão de ressaltar que, para garantir a viabilidade e a segurança da obra, a atual administração tomou medidas que não estavam previstas no projeto e que estão sendo realizadas com êxito. Segundo ele, com essas providências, a Prefeitura conseguirá cumprir o cronograma e inaugurará o mergulhão em novembro, mês do aniversário da cidade, com toda segurança.

Uma delas, de acordo com o subsecretário de Obras, Lincoln Silveira, foi a injeção de cimento líquido (jet grouting) nas estruturas do mergulhão. De acordo com ele, esta etapa já foi concluída e está dando mais segurança à laje da obra.

A outra iniciativa citada foi o rebaixamento do lençol freático que será realizado até a conclusão do mergulhão. Segundo o subsecretário, essa medida vem sendo realizada de forma exitosa porque não há alagamentos na obra.

De acordo com Lincoln, concluída nesta segunda-feira a instalação de dez tirantes para evitar qualquer tipo de fissura nas estacas-pranchas. Essas estacas não tinham sido fincadas no patamar mais necessário.

A quarta medida tomada para garantir a segurança da obra foi a colocação de estacas-raiz. De acordo com o subsecretário, duas já foram implantadas. Ao todo, 284 serão instaladas até o fim deste mês, início de outubro. Com o fim desta etapa, será iniciada a concretagem.

O prefeito disse ter ficado satisfeito com o andamento das obras.

reabertura_mergulhao1
"Fiquei bastante satisfeito com o cumprimento do cronograma. O jet grouting, os tirantes, o rebaixamento do lençol freático e principalmente as estacas-raiz vão garantir a conclusão da obra no prazo e com toda a segurança", disse o prefeito, que fez questão de parabenizar todos os envolvidos na obra.

O prefeito voltou a lembrar que a obra do mergulhão ficou parada durante três anos e que logo que assumiu o governo, no dia 2 de janeiro, fez uma visita ao local e constatou que a intervenção foi iniciada sem estudo de subsolo e sem projeto executivo.

"O mergulhão foi um dos passivos que a nova administração herdou do governo passado. Foi uma irresponsabilidade uma obra com esse nível de complexidade ser iniciada sem estudo de subsolo, sem projeto executivo e sem nenhum tipo de escavação. É muito mais difícil consertar uma obra que foi iniciada mal feita do que iniciar propriamente uma outra", explicou.

O chefe do Executivo municipal  ressaltou que, após o quadro que observou, a Prefeitura fez uma parceria com a Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop). A partir daí, com a ajuda de calculistas que atuaram em obras importantes (mergulhões da Praça XV e Barra da Tijuca, metrô do Rio), a atual administração realizou durante o primeiro trimestre estudos de sondagem, elaborou o projeto executivo e, em maio, iniciou a escavação do túnel de 150 metros, que foi concluída em 5 de agosto.

"Fizemos o que tinha que ser feito há quatro anos, uma radiografia, uma espécie de ultrassom do subsolo e de todo o traçado do mergulhão, da Marques do Paraná até a Doutor Celestino. Vamos entregar um presente à cidade no mês de seu aniversário, que é a superação deste problema grave dos últimos três anos", afirmou.

O prefeito afirmou ainda a reversível da avenida Roberto Silveira (entre 16h e 20h, de segunda a sexta-feira) vai potencializar a obra do mergulhão.

"Com a mão reversível na Roberto Silveira e o mergulhão, as pessoas que descem da ponte e levam 40 minutos para chegar em Icaraí e uma hora no Largo da Batalha, passarão a levar respectivamente cinco e 20 minutos", ressaltou.

Fotos: Leonardo Simplício