Sistema de alerta e sirenes começa a ser implantado em Niterói a partir do dia 15 de setembro PDF Imprimir E-mail

Plataformas, que também incluem pluviômetros, serão instaladas em 29 pontos de risco de comunidades

sirenes

A partir do dia 15 de setembro, Niterói começará a receber o sistema de alerta e sirenes em 29 pontos de risco de comunidades. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (4.9), em reunião de trabalho entre o prefeito da cidade e o secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões.

O sistema de alerta e sirenes, e também pluviômetros, representam um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões e é mais uma parceria da Prefeitura de Niterói com o governo estadual.  Segundo o prefeito, essa parceria entre os poderes municipal e estadual e os esforços da prefeitura evitarão que novas tragédias com mortes ocorram no município.

“Entre as várias parcerias que a prefeitura mantém com o governo do Estado, esta é uma das mais importantes. Niterói viveu a maior tragédia de sua história e precisamos virar essa página triste que foi a tragédia do Bumba. Não temos medido esforços para dar respostas a essa questão, como a implantação do plano Chuvas de Verão, logo no início do ano, liderado pelo vice-prefeito Axel Grael para elaboração de uma projeto de defesa civil para Niterói integrando diversas áreas do governo municipal. Já fizemos investimentos superiores a R$ 15 milhões no primeiro semestre em obras de contenção em áreas como Morro do Palácio, Bairro de Fátima, Grota do Surucucu, Capim Melado e Caramujo”, disse o prefeito.
 sirenes1

O chefe do Executivo municipal destacou ainda que o governo federal liberou R$ 23 milhões para obras de contenção, que devem ser iniciadas em outubro em comunidades como Holofote, Bonfim e Igrejinha.

“Os recursos que o município receberá do financiamento do BID também serão aplicados em contenção de encostas. Além disso, também implantamos a primeira estação meteorológica da cidade e, a partir de acordo com a Prefeitura do Rio, instalamos uma base de Niterói no Centro de Operação do Rio, que nos permite acionar o sistema de  Defesa Civil Municipal. Portanto,  todos os nossos esforços no primeiro semestre culminam hoje com essa parceria com a Defesa Civil do Estado para implantação do sistema de alerta e sirenes em nossa cidade”, afirmou.

O secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, ressaltou que, desde o início do ano, ficou clara a preocupação da Prefeitura de Niterói com a gestão do risco de desastres, na redução dos riscos.

“Niterói será o primeiro município a receber o sistema em razão dessa comunhão de esforços  e de entendimento capitaneados pela prefeitura. Posso afirmar, prefeito, que estamos mudando o sistema de defesa civil. Nenhum outro estado está tão avançado nesse conceito de proteção comunitária. Esse é um momento de realização profissional para mim, porque, em última análise, é um projeto que salva vidas”, destacou o secretário, que adiantou a possibilidade de se fazer um teste com as sirenes no final de novembro.

O vice-prefeito Axel Grael também participou do encontro e destacou, ainda, um estudo que o Departamento de Recursos Minerais (DRM), que dará à prefeitura uma capacidade muito maior de gerenciar os problemas no relevo da cidade. “Precisamos prevenir e gerenciar esses riscos. A estação meteorológica, o sistema de alarme e os pluviômetros vão permitir que olhemos a encosta com o olhar de gestão. Vamos poder mudar a lógica de apenas socorrer e fazer obras após os desastres”, disse Grael.

No próximo dia 19, será realizado o Seminário Municipal da Defesa Civil, no auditório da CDL (Câmara dos Diretores Lojistas), no centro. O tema é Construindo uma Niterói Resiliente, cuja proposta é buscar e apresentar soluções para evitar novas tragédias com mortes na cidade e, como o prefeito diz, virar a página triste da história das chuvas de abril de 2010.

Também participaram da reunião o subsecretário de Estado de Defesa Civil, coronel Jerri Andrade Pires; coordenador da Defesa Civil do Município, coronel Antônio Maia. e diretores do órgãos municipal; o secretário municipal de Participação Social, Anderson Pipico; e o secretário extraordinário de Relações Institucionais, André Felipe Gagliano.

Fotos: Janaína Gouvea