Obras do programa Bairro Novo na Região Oceânica começam dia 16 de setembro PDF Imprimir E-mail

Primeira etapa do projeto vai beneficiar 141 ruas com microdrenagem e pavimentação

bairronovo

As obras do Bairro Novo, programa de microdrenagem e pavimentação da Região Oceânica que será realizado em parceria da Prefeitura de Niterói com o governo do Estado, vão começar no dia 16 de setembro. Os dois principais canteiros de obras começam a ser montados na próxima semana em Piratininga e em Itaipu. A primeira etapa do programa, que  será executada em 18 meses, vai contemplar 141 ruas, num total de 50 Km de vias. O investimento total é R$ 80,9 milhões.

O início das intervenções ocorrerá na Rua Orestes Barbosa, em Piratininga. O Bairro Novo também atenderá outras vias do bairro, além de ruas no Engenho do Mato, no Maravista, em Itaipu, no Bairro Peixoto e em Camboinhas.

O prefeito de Niterói explica que o Bairro Novo começou a ser discutido com o vice-governador Luiz Fernando Pezão ainda no período de transição do governo municipal.  “No primeiro trimestre fizemos um estudo técnico e financeiro e apresentamos ao governo do Estado. Argumentamos que era preciso considerar a Região Oceânica como uma cidade, pois mais de 70% das ruas não têm pavimentação. O argumento foi acolhido, o que  significou uma virada para Niterói. A Região Oceânica receberá o maior investimento em infraestrutura urbana da história, algo esperado há décadas”, disse o prefeito.

O chefe do Executivo municipal destaca que as obras de infraestrutura na Região Oceânica vão começar em 141 ruas, mas a meta é drenar e pavimentar outras ruas da região até 2016. “O compromisso do nosso governo é até 2016 fazer obras em outras 160 ruas e concluir a drenagem e a pavimentação da Região Oceânica até 2016”, revelou.

O prefeito ressalta, ainda, que para essa segunda etapa, apresentou proposta ao governo federal para obter financiamento de R$ 175 milhões do PAC da Pavimentação para concluir todo o sistema de drenagem e pavimentação da RO.

“Com todos esses investimentos que serão realizados, vamos virar a página da ausência e da omissão do poder público na Região Oceânica, onde as pessoas ainda convivem com ruas cheias de lama quando chove. Chegou a hora da Região Oceânica e nós nos preparamos no primeiro semestre para viabilizar esses investimentos com condições técnicas e financeiras”.

O vice-governador e coordenador de Infraestrutura do estado, Luiz Fernando Pezão, ressalta que na Região Metropolitana do Rio são mais de três milhões de pessoas sofrendo com lama, poeira e enchentes.
Hoje, 66% das vias dos municípios da Região Metropolitana não possuem rede de drenagem e asfalto. Niterói, assim como as demais cidades, vai receber um banho de asfalto, urbanização e dignidade. Em parceria com o prefeito, vamos transformar a situação da Região Oceânica – afirmou Pezão.
A afirmação do vice-governador é compartilhada pelo secretário estadual de Obras, Hudson Braga. “ O Bairro Novo representa o maior investimento da trajetória das cidades em infraestrutura urbana, e vai mudar a história dos municípios, inclusive Niterói”– destacou Hudson.