Delegacia Legal de Itaipu é inaugurada PDF Imprimir E-mail

delegacia_itaipuFoi inauguradana manhã desta quinta-feira (12/9), a Delegacia Legal de Itaipu, na Região Oceânica, a 81ª DP.

Com a nova 81ª DP, todos os cinco distritos policiais da cidade ( os outros  são  76ª, 77ª, 78ª e 79ª) estarão interligados ao sistema de delegacia legal  podendo ter acesso, via online, de todas as ocorrências da cidade. Trinta policiais vão trabalhar na nova unidade, que será toda informatizada e sem carceragem.

A nova delegacia contará ainda com setores de investigação, duas salas de custódia e uma de escuta, copa, sanitários e instalações adaptadas a portadores de necessidades especiais. Na unidade, o público será atendido por profissionais experientes nas áreas de Serviço Social e Psicologia.

O prefeito da cidade  disse que a nova 81ª DP é uma grande conquista para Niterói e falou sobre outros investimentos na área de segurança.

"É uma grande vitória para Niterói que tem agora todas as delegacias integradas ao sistema de delegacia legal. Com a nova 81ª DP inaugurada, vamos iniciar um grande investimento que é a construção do Centro de Comando Integrado de Segurança Pública que vai integrar todas as polícias e a Guarda Municipal e terá 400 câmeras que vão monitorar todos os bairros. E esse centro ficará na Região Oceânica, em um prédio inteligente. Com isso, tenho certeza que vamos dar a nossa contribuição para reduzir os índices criminais", disse o chefe do Executivo municipal, que destacou ainda a união da Prefeitura com os governos federal e estadual.

O governador do Rio, Sérgio Cabral, disse que a nova delegacia trará mais dignidade aos policiais e serviços públicos de qualidade para Niterói.

"Uma delegacia como essa traz dignidade. A pessoa quando vai lá recebe outro tipo de atendimento, para o policial é outro nível de trabalho. Sem falar que ela pode ajudar a baixar os índices de criminalidade e enfrentar o problema da violência. Tenho certeza de que Niterói, que possui um dos maiores IDHs do Brasil, vai ter mais serviços públicos de qualidade", disse ele, acrescentando que Niterói vai ganhar também uma sede da Delegacia de Homicídios, nos moldes da existente no Rio de Janeiro que, segundo ele, vai intensificar o combate ao sentimento de impunidade.

A chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Martha Rocha, afirmou que Niterói é uma cidade de grande importância para a Polícia Civil e também para o Estado por toda sua história.

"O fortalecimento do efetivo, com certeza, vai surtir os efeitos que Niterói merece. A cidade ganha mais do que uma delegacia, sem carceragem, com um sistema integrado de informação e com um síndico que vai administrar o prédio evitando que o delegado fique sobrecarregado com os serviços administrativos", disse.

Martha destacou ainda a inauguração do Posto Regional de Polícia Técnico-Científica (PTRPTC), no Barreto, que está abrigando os serviços do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE).

O vice-governador Luiz Fernando Pezão disse que transformar a 81ª DP em delegacia legal foi uma luta de anos. Ele destacou que, na semana que vem, estará ajudando a realizar um outro sonho da cidade: o início de obras de drenagem e pavimentação de ruas da Região Oceânica, o programa Bairro Novo, que terá investimentos de cerca de R$ 80,9 milhões.

Durante a inauguração da nova delegacia, o prefeito afirmou outras duas parcerias com o governo estadual. Uma delas foi a assinatura de um convênio para a cessão de um terreno na Região Oceânica para a construção da nova sede do Detran na cidade, que terá serviços de vistoria, emissão de carteiras de identidade e de motorista.

O prefeito assinou também com o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, um convênio que vai permitir que a administração municipal faça investimentos no Horto Botânico do Fonseca.
Foto: Luciana Carneiro