Operação Calçada Livre no Jardim Icaraí fecha a semana com aplicação de 150 multas PDF Imprimir E-mail

A Operação Calçada Livre no Jardim Icaraí fechou a semana com a aplicação de 150 multas e 32 carros rebocados por estacionamento proibido. A fiscalização  de Posturas emitiu,  até a tarde desta sexta-feira (13.9), 128 intimações, a maioria por obstrução de calçadas por jardineiras, cantoneiras e frades. Na noite de quinta-feira (12), o secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim,  percorreu o Polo Gastronômico do bairro e conversou com moradores e frequentadores sobre a importância da ação para promover o ordenamento no bairro.

Ao percorrer algumas ruas, como Nóbrega, Ministro Otávio Kelly e Cinco de Julho,o secretário observou os resultados imediatos por conta do trabalho realizado ao longo da semana. Muitos prédios que haviam sido notificados por avançar as calçadas com canteiros já estavam retirando as jardineiras de concreto que impediam a passagem de pedestres livremente.

Detectada durante a operação, a falta de sinalização horizontal das ruas já estava ganhando nova pintura por parte da prefeitura.

“Esse já é o resultado do trabalho da operação Calçada Livre. Durante a semana constatamos diversos problemas e passamos para os órgãos competentes que fazem parte da operação, para que o poder público tome as devidas medidas e assim está sendo feito”, disse o secretário Marcus Jardim.

Ao chegar ao Polo Gastronômico, o grupo composto por diversos órgãos públicos  recebeu algumas reclamações de moradores quanto ao som alto de determinadas casas noturnas. A Secretaria de Ordem Pública vai acionar a Secretaria de Meio Ambiente para fazer uma fiscalização nesses locais e verificar se estão em condições de funcionamento para música e para que seja vistoriada ausência de tratamento acústico adequado.

“O Polo Gastronômico é uma área cultural da cidade. Os comerciantes estão atendendo as nossas recomendações e a ação está ocorrendo de forma tranquila.Vamos continuar.Os próprios frequentadores com o tempo vão entender que não devem estacionar em cima de rampa de deficiente como vimos hoje, ou parar carros embaixo de placas atrapalhando o ir i vir dos veículos. O Calçada Livre também  é um programa de mudança de hábitos para o bem comum”, afirmou Marcus Jardim.

Além da Seop, com a Fiscalização de Posturas e Guardas Municipais, participaram da operação de quinta-feira representantes  da Secretaria de Conservação, Defesa Civil, Assistência Social, Parques e Jardins e Secretaria de Urbanismo.