Comissão de Revisão do PCCS da Educação realiza mais uma reunião PDF Imprimir E-mail

A Comissão de Revisão do Plano de Cargo, Carreira e Salários(PCCS) dos profissionais da  Educação reuniu-se no fim da tarde de sexta-feira (13/09), na Fundação Municipal de Educação  (FME).  Durante duas horas de reunião, representantes do Governo e das entidades  convidadas debateram a questão da ampliação do tempo remunerado para planejamento,  estudo e avaliação.

A secretária-executiva, Maria Célia Vasconcelos, e a de Planejamento, Patrícia Audi,  anunciaram que o governo municipal vai conceder a categoria o que determina a legislação  federal em vigor, denominada Lei do Piso e Lei do Um Terço.

O presidente da FME, professor José Henrique Antunes, afirmou que é fundamental que os  profissionais tenham um tempo de ampliação para planejamento das atividades pedagógicas.  Ele lembrou que todos os professores já são remunerados por esse tipo de atividade, mas é  preciso ampliar esse tempo .

A forma como a mudança será feita ainda não está definida e estão sendo estudadas várias  alternativas. Entretanto, na reunião, houve consenso de que a ampliação do tempo de  planejamento não implicará no aumento da carga horária de docência para a categoria.

José Henrique citou como exemplo os professores da rede municipal que hoje têm 24  horas e que, com o novo plano terão 16 horas de efetiva docência e 8 horas destinadas ao  planejamento, estudo e avaliação.

O presidente da FME confirmou que o cronograma de reuniões está mantido e que a comissão   vai analisar na próxima terça-feira, dia 17/09, a questão da insalubridade e da periculosidade  para determinadas categorias dos grupos de apoio da rede municipal. Também está previsto  um encontro no dia 20, sexta-feira, para debater a redução da carga horária.

Ele confirmou que a intenção é cumprir a agenda a fim de que o novo Plano de Cargos e  Salários seja enviado à Câmara em outubro e votado ainda este ano.