Obras do programa Bairro Novo começam nesta terça-feira (17) em Piratininga PDF Imprimir E-mail

bairro_novo
As obras do programa Bairro Novo, projeto em parceria do governo do Estado com a Prefeitura de Niterói que vai beneficiar 141 ruas da Região Oceânica com microdrenagem e pavimentação, começam nesta terça-feira (17.9) na Rua Orestes Barbosa, em Piratininga. O vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, anunciou o início das intervenções nesta segunda-feira (16) ao lado do prefeito da cidade do secretário estadual de Obras, Hudson Braga, em solenidade realizada no canteiro de obras do bairro.

Além da Orestes Barbosa, outras 23 ruas de Piratininga serão contempladas. Em outubro, os serviços serão  iniciados no Maravista. Vias do Engenho do Mato, Itaipu, Bairro Peixoto e Camboinhas também serão beneficiadas.  A primeira etapa do programa vai drenar e pavimentar um total de 50 Km de vias e será executada em 18 meses, com investimento de R$ 80,9 milhões.

O prefeito lembrou os muitos anos de abandono da Região Oceânica e  da falta de atenção do poder público. “Aqui na Região Oceânica, sobravam administrações regionais, mas faltava prefeitura. Hoje, com essa parceria com governo do Estado, é um dia histórico. Quero parabenizar a equipe do Estado e a nossa equipe da prefeitura por fazerem um projeto muito sintonizado com a expectativa dos moradores da Região Oceânica”, disse o prefeito.

O chefe do Executivo municipal destacou que as obras de infraestrutura na Região Oceânica vão começar em 141 ruas, mas a meta é drenar e pavimentar outras ruas da região até 2016.  O prefeito ressaltou, ainda, que após a conclusão do Bairro Novo, em dezembro de 2014, a drenagem e pavimentação das ruas da RO terão continuidade com recursos no valor de R$ 175 milhões do PAC da Pavimentação, cuja proposta a prefeitura já apresentou ao governo federal.

“Com todos esses investimentos que serão realizados, vamos virar a página da ausência e da omissão do poder público na Região Oceânica. Ninguém mais vai precisar colocar o pé na lama nos dias de chuva. Esta região tem mais de 80 mil habitantes e mais de 70% das ruas sem microdrenagem e pavimentação. Portanto, chegou a hora da Região Oceânica, que é região mais bonita de Niterói e merece esse carinho especial da prefeitura e do governo do Estado. Este foi um compromisso de campanha e agora estamos construindo uma nova história”, afirmou o prefeito.
bairro_novo1

O secretário estadual de Obras, Hudson Braga, informou que, em Niterói, o programa Bairro Novo vai gerar 400 empregos para mão de obra local. “Pezão idealizou este projeto, que vai levar drenagem e pavimentação a 19 municípios da Região Metropolitana, com investimentos de R$ 1,2 bilhão do governo estadual em 2.065 ruas, totalizando 721 quilômetros. Passamos um ano e meio elaborando este projeto, que traz uma nova realidade para Niterói. Eu um prazer chegar aqui e ver que o projeto sairá do papel, essa obra começa amanhã aqui. Essa parceria deu esse resultado e dará muitos outros para Niterói”, disse Hudson.

O vice-governador Luiz Fernando Pezão ressaltou que o Bairro Novo é um projeto que demandou muita perseverança e parceria com as prefeituras. “Eu sei o que esse projeto representa para os moradores da Região Oceânica, do Jardim Catarina, em São Gonçalo, para a população da Baixada Fluminense. Vamos levar cidadania a moradores de 2.265 ruas das cidades da Região Metropolitana. Mapeamos 19 municípios em que 66% das ruas não têm calçamento. Com o programa Bairro Novo, vamos resolver 70% deste problema em um ano. Quero dizer ao Rodrigo que tenho orgulho de trabalhar com a equipe da Prefeitura de Niterói, que tem capacidade para elaborar bons projetos, o que é fundamental para a obtenção de recursos para as obras”, afirmou Pezão.

Após a solenidade, o prefeito e Pezão foram até a Rua Orestes Barbosa anunciar diretamente para os moradores que as obras na via começam nesta terça-feira. Durante o trajeto, os prefeito e o vice-governador conversaram com muitos moradores sobre os benefícios que o programa Bairro Novo levará ao bairro.

Mais investimentos na Região Oceânica

Além do Bairro Novo, o prefeito deu outra boa notícia aos moradores de Piratininga: o vice-governador Pezão liberou mais recursos para contemplar a Avenida Acúrcio Torres, uma das principais vias do bairro, com o programa Asfalto na Porta, que está recapeando importante corredores viários de Niterói.

Outro anúncio feito pelo prefeito é que no fim do ano terá início uma ampla reforma da Unidade de Emergência Mário Monteiro, que será realizada com recursos já aprovados pelo Ministério da Saúde. A unidade receberá investimentos de R$ 6 milhões por ano.

Fotos: Péricles Rodrigues e Leonardo Simplício