UMEI do Caramujo será inaugurada no dia 13 de novembro PDF Imprimir E-mail
umei_caramujo1A Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Zilda Arns, no bairro do Caramujo, que será a maior creche da cidade, com 300 vagas, será inaugurada no dia 13 de novembro.

O prefeito visitou na manhã da última quarta-feira (18/9) as obras da UMEI do Caramujo ao lado do secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, e destacou a importância da expansão da educação infantil no município.

"A UMEI do Caramujo será a quinta a ser inaugurada este ano. Está ficando muito bonita, muito digna. Esse projeto das UMEIs promove a educação com acolhimento e a inclusão social em regiões mais pobres da cidade. É muito importante termos equipamentos de educação com qualidade, como também consolidar o projeto pedagógico da Secretaria de Educação", disse.
umei_caramujo
O secretário Waldeck Carneiro afirmou que os investimentos na UMEI do Caramujo são de cerca de R$ 4 milhões. Das 300 vagas que serão oferecidas, 60 serão para bebês. A creche terá berçário, solário, lactário, fraldário,  espaços para recreação e funcionará em período integral.

A UMEI do Caramujo integra o projeto "Mais Infância", feito em parceria com o governo federal, e que, nos próximos quatro anos, vai construir 20 novas creches municipais em Niterói. Já foram inauguradas este ano as UMEIs Marilza Medina (Vila Ipiranga, no Fonseca), Áurea Trindade (Itaipu), Maria José Mansur Barbosa (Magnólia Brasil, no Fonseca) e Vinicius de Moraes (Sapê).

Um dos trabalhadores da obra da UMEI do Caramujo, Ruan de Sousa Veiga, de 20 anos, disse que vai matricular seu filho Matheus, de quatro anos, quando a creche ficar pronta.

"Uma creche como essa é o que estava faltando. Há muitas crianças na rua, que precisam de saúde e educação. Vai melhorar muito", disse.

O prefeito também visitou esta semana a UMEI da Vila Ipiranga, a primeira a ser inaugurada este ano. Ele conversou com as professoras, foi nas salas e disse ter ficado muito feliz com o trabalho que está sendo desenvolvido.
umei_caramujo2
O presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), José Henrique Antunes, destacou a importância das visitas às UMEIs.

“Além de inaugurar as novas Unidades Municipais de Educação Infantil, é importante pensar na manutenção desses equipamentos e a visita do prefeito teve este intuito. Dessa forma, podemos perceber o que precisa ser aprimorado, ver de perto as condições de trabalho dos profissionais, fazer um planejamento e melhorar algumas questões”, salientou o presidente da FME. (Fotos: Janaína Gouvea)