Começa Semana da Mobilidade em Niterói PDF Imprimir E-mail

mobilidadeA Semana da Mobilidade foi iniciada neste sábado com uma série de eventos e serviços no Campo de São Bento, em Icaraí, na zona sul da cidade.

O prefeito aproveitou a data, que marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, para assinar dois decretos de grande importância para esse segmento da população.

Um deles determina que todas as empresas que tenham contrato com a Prefeitura na prestação de serviços reservem um percentual de vagas para pessoas com deficiência.

O outro é a autorização para abertura de licitação para a implantação do projeto "Praia sem Barreiras", que facilitará o acesso dos deficientes físicos às praias da cidade. O programa começará pela praia de Icaraí, onde será instalada uma esteira que irá até a água.

O prefeito falou sobre o desafio de melhorar a acessibilidade na cidade.

"Esse momento tem como objetivo entender o próximo e a dificuldade do próximo. Serve para despertar na consciência de cada um de nós os problemas, obstáculos e desafios de ter pessoas com deficiência em uma cidade onde não há acessibilidade para todos como deveria ter. Essa semana servirá para sensibilizar o poder púbico e a sociedade da necessidade de termos uma cidade mais acessível", disse.

O secretário da Coordenadoria Municipal de Acessibilidade, João Carvalho, disse que as medidas anunciadas pelo prefeito são reivindicações antigas da população com deficiência.

"É  um sonho antigo das pessoas com deficiência a possibilidade de ir à praia como todas as outras pessoas. É uma conquista inestimável. Com essas medidas, tenho certeza de que Niterói vai conquistar o lugar que merece no que diz respeito às pessoas com deficiência e acessibilidade. Uma cidade inclusiva e solidária, é uma cidade para todos", afirmou.

Bicicletas

mobilidade1
O prefeito destacou também que a Semana da Mobilidade, que vai até o próximo dia 28,  tem como um dos seus principais destaques o incentivo ao uso da bicicleta na cidade. Foram implantadas ciclovias e ciclofaixas temporárias na área central do município que poderão ser usadas durante uma semana.

"É um esforço que estamos fazendo de conscientizar as pessoas que há opções alternativas de circulação na cidade", disse.

O vice-prefeito Axel Grael afirmou que a implantação das ciclovias temporárias tem como um dos objetivos conscientizar a população de que a bicicleta não é apenas uma coisa lúdica e pode ser uma alternativa de mobilidade principalmente para distâncias curtas.

"Queremos que a cidade compre a ideia das ciclovias. Convocamos as pessoas que nesta semana tirem suas bicicletas de casa. Elas podem ser uma alternativa para melhorar o tráfego na cidade", disse.

Grael destacou ainda que neste sábado foi comemorado também o Dia da Árvore e o  Dia Mundial de Limpeza de Praias e a cidade programou uma série de ações com milhares de voluntários realizando a limpeza de praias e plantio.

O evento no Campo de São Bento contou com vários estandes onde entidades parceiras como a Andef (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos), AFR (Associação Fluminense de Reabilitação) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) prestaram orientações e serviços. Houve também apresentação da banda da Andef, danças e uma partida de basquetebol entre jogadores de cadeiras de rodas.

Fotos: Péricles Rodrigues