Programa Bairro Novo: 141 ruas da Região Oceânica beneficiadas com microdrenagem e pavimentação PDF Imprimir E-mail

As obras do programa Bairro Novo, projeto em parceria do governo do Estado com a Prefeitura de Niterói que vai beneficiar 141 ruas da Região Oceânica com microdrenagem e pavimentação, começaram no dia 17 de setembro na Rua Orestes Barbosa, em Piratininga. O vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, esteve em Niterói para anunciar o início das intervenções.

Além da Orestes Barbosa, outras 23 ruas de Piratininga serão contempladas. Em outubro, os serviços serão  iniciados no Maravista. Vias do Engenho do Mato, Itaipu, Bairro Peixoto e Camboinhas também serão beneficiadas.  A primeira etapa do programa vai drenar e pavimentar um total de 50 Km de vias e será executada em 18 meses, com investimento de R$ 80,9 milhões.

O prefeito da cidade lembrou os muitos anos de abandono da Região Oceânica e  da falta de atenção do poder público. “Aqui na Região Oceânica, sobravam administrações regionais, mas faltava prefeitura. Hoje, com essa parceria com governo do Estado, é um dia histórico. Quero parabenizar a equipe do Estado e a nossa equipe da prefeitura por fazerem um projeto muito sintonizado com a expectativa dos moradores da Região Oceânica”, disse o prefeito.

O chefe do Executivo municipal destacou que as obras de infraestrutura na Região Oceânica vão começar em 141 ruas, mas a meta é drenar e pavimentar outras ruas da região até 2016.  O prefeito ressaltou, ainda, que após a conclusão do Bairro Novo, em dezembro de 2014, a drenagem e pavimentação das ruas da RO terão continuidade com recursos no valor de R$ 175 milhões do PAC da Pavimentação, cuja proposta a prefeitura já apresentou ao governo federal.

“Com todos esses investimentos que serão realizados, vamos virar a página da ausência e da omissão do poder público na Região Oceânica. Ninguém mais vai precisar colocar o pé na lama nos dias de chuva. Esta região tem mais de 80 mil habitantes e mais de 70% das ruas sem microdrenagem e pavimentação. Portanto, chegou a hora da Região Oceânica, que é região mais bonita de Niterói e merece esse carinho especial da prefeitura e do governo do Estado. Este foi um compromisso de campanha e agora estamos construindo uma nova história”, afirmou o prefeito.

O Programa Bairro Novo

Além de Niterói, o Bairro Novo vai levar drenagem e pavimentação a outros 18 municípios da Região Metropolitana, com investimentos de R$ 1,2 bilhão do governo estadual em 2.265 ruas, totalizando 721 quilômetros. De acordo com a Secretaria Estadual de Obras, 66% das vias que serão beneficiadas nessas cidades não têm calçamento.

ruas_piratininga