Vistoria na operação Calçada Livre na rua Nóbrega, no Jardim Icaraí PDF Imprimir E-mail

Ministro Otávio Kelly e João Pessoa serão as próximas vias a receberem a operação

calcada_livre_ji.1JPG
O prefeito de Niterói fez na manhã desta quinta-feira (26/9) uma vistoria nos trabalhos da operação Calçada Livre na rua Nóbrega, no Jardim Icaraí, na zona sul da cidade.

Acompanhado dos secretários municipais de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, de Ordem Pública, Marcus Jardim, e de Assistência Social e Direitos Humanos, Bira Marques, o prefeito informou que a ação será expandida nas próximas semanas para as ruas Ministro Otávio Kelly e João Pessoa.

"O objetivo do Calçada Livre é devolver o espaço público e as calçadas ao cidadão. Assim teremos uma cidade menos estressada e mais sustentável. Aqui no Jardim Icaraí, a população esperava há anos por esta ação de ordenamento urbano. Esperamos consolidar as ações do Calçada Livre no Jardim Icaraí em outubro, para trazer melhorias", disse.

Desde o início do Calçada Livre no bairro, no começo deste mês, foram aplicadas 304 multas por estacionamento irregular, 34 rebocados, além de 184 notificações pelo Departamento de Fiscalização e Postura da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) por jardineiras fora do padrão, mesas ocupando espaço na calçada, comércio invadindo as calçadas com produtos, dentre outros.

Durante a visita, o prefeito conversou com moradores, ouviu sugestões para o bairro e destacou a participação da população.

calcada_livre_ji
"Acho extraordinário a população participar, sugerir, apoiar e cobrar do poder público. Niterói tinha um déficit de diálogo entre o poder público e a sociedade, e estamos superando o período difícil de abandono e de descaso", declarou.

A secretária Dayse Monassa afirmou que os prédios da região estão colaborando no sentido de instalar jardineiras dentro do padrão, sem muretas e no nível das calçadas.

Já o secretário Marcus Jardim destacou a ação para coibir o som alto no período noturno, tanto das obras como dos bares, como também a repressão ao estacionamento irregular.

"Estamos realizando um trabalho de orientação e fiscalização. Com a nossa presença, as pessoas estão deixando de transgredir", disse. (Fotos: Luciana Carneiro)