Baldeador ganhará 540 unidades habitacionais construídas em parceria da Prefeitura de Niterói com o programa Minha Casa Minha Vida PDF Imprimir E-mail

baldeador
A Prefeitura de Niterói assinou, nesta terça-feira (1.10), mais um contrato para a construção de habitações populares do programa municipal Morar Melhor, realizado em parceria com o Minha Casa Minha Vida, da Caixa Econômica Federal. Serão três condomínios na Estrada Bento Pestana, no bairro do Baldeador, totalizando 540 unidades.

Em nove meses de governo, já são 1.800 unidades habitacionais viabilizadas, entre entregues e contratadas. A meta é chegar ao fim de 2013 com 2 mil, num total de R$ 113 milhões de investimentos do programa Minha Casa Minha Vida.

No Viçoso Jardim foram entregues os documentos e a titulação de 180 imóveis. No Caramujo, foram contratadas 620 unidades. Com relação ao conjunto Zilda Arns, na Teixeira de Freitas, que terá o total de 454 imóveis, o prefeito informou que a Secretaria Municipal de Obras dará suporte ao programa Minha Casa Minha Vida realizando obras de infraestrutura no local – pavimentação e contenção.

“Até o fim do ano, serão 2 mil unidades habitacionais contratadas ou entregues. Isso é extraordinário. Trabalhando com este foco e parceria, vamos chegar a  5 mil unidades até 2016, que é a meta do programa Morar Melhor”, disse o prefeito.

O contrato foi assinado pelo prefeito, pelo gerente regional de Construção Civil da Caixa Econômica, Fábio Quintino, e pelo diretor da Cury Construtora, Leonardo Mesquita.

A Caixa Econômica investirá R$ 40,5 milhões nos empreendimentos do Baledador, e a prefeitura aplicará R$ 3 milhões em obras de infraestrutura nos terrenos. Os condomínios ocuparão uma área construída de 45 mil metros. Segundo o diretor da Cury Construtora, Leonardo Mesquita, outros 200 mil metros de terreno serão doados à prefeitura, que estuda transformar o local em parque municipal.

Fábio Quintino, da Caixa, ressaltou a parceria do banco com a Prefeitura de Niterói. “A Caixa, como agente operador do Minha Casa Minha Vida, vem fazer valer a proposta de reduzir o déficit habitacional no país. A vontade do prefeito é atacar esse déficit, principalmente para pessoas que vivem em habitações precárias. Este é o espírito da Caixa e da Prefeitura de Niterói neste trabalho conjunto”, afirmou.

O secretário municipal de Habitação, Marcos Linhares, destacou a prioridade dada pelo prefeito para que recursos da prefeitura sejam voltados para a construção de habitações de interesse social. “Desta forma vamos entregar 5 mil unidades até 2016. A prefeitura entra com os recursos para infraestrutura, viabilizando os terrenos para a construção dos empreendimentos para famílias de baixa renda”, disse.

Para a vereadora e presidente da Comissão de Habitação da Câmara, Verônica Lima, que participou do encontro no gabinete do prefeito, a contratação dos empreendimentos do Baldeador é mais um passo importante para a materialização do programa Morar Melhor.

“Niterói nunca teve um programa habitacional. O Morar Melhor foi criado pelo prefeito para atender à expectativa de famílias que precisam de habitações decentes. Certamente essas unidades vão contribuir muito para combater o déficit habitacional que existe no município e para que a prefeitura cumpra a meta de 5 mil unidades habitacionais até 2016”, destacou a vereadora. (Foto: Janaina Gouvea)