Niterói ganha pluviômetros automáticos que vão medir a quantidade de chuva e índice de radiação solar PDF Imprimir E-mail

pluviometroEsta semana, o município de Niterói foi contemplado com a chegada dos primeiros pluviômetros automáticos, a partir de uma parceria entre a Prefeitura e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), do Governo Federal. Na manhã desta quarta-feira (2/10), o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, acompanhou a instalação na Escola Municipal Francisco Portugal Neves, em Piratininga, na Região Oceânica.

A escola foi a primeira unidade de ensino a receber o equipamento. Até a próxima semana, serão instalados todos os 17 pluviômetros cedidos pelo Cemaden em Niterói.

Além da quantidade de chuva, os equipamentos, que operam com energia solar, também medirão o índice de radiação solar e a temperatura. Os pluviômetros estão sendo instalados em locais mapeados pela Defesa Civil do Município, de forma a permitir uma melhor cobertura das regiões com características climáticas específicas e proximidade de áreas de vulnerabilidade de encostas e inundação.

Para o vice-prefeito, os pluviômetros permitirão uma maior capacidade de gerenciar riscos e antecipar situações de crise devido às chuvas.

"Os pluviômetros são fundamentais para a estratégia do sistema de sirenes dos Núcleos de Defesa Civil na cidade. Com esses novos equipamentos automatizados é a tecnologia ajudando a gerenciar situações de emergência", salientou Axel Grael.

A condição básica para um município ser monitorado pelo Cemaden é possuir um mapeamento de suas áreas de risco de deslizamentos em encostas, de alagamentos e de enxurradas, além da estimativa da extensão dos prováveis danos decorrentes de um desastre natural. Além desses 17 pluviômetros, a Defesa Civil de Niterói receberá, até o fim deste mês, 30 plataformas de sistema de alarme e alerta de risco, que serão instaladas em diferentes pontos do município.

Todo o sistema de pluviômetros e sirenes da cidade estará concluído em novembro, antes do próximo período de chuvas.

Foto: Luciana Carneiro