Dia Nacional do Idoso será comemorado no próximo sábado PDF Imprimir E-mail

Para comemorar o Dia Nacional do Idoso, celebrado em todo o Brasil em 1° de outubro, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDDEPI), com apoio do Programa do Idoso da Fundação Municipal de Saúde de Niterói (FMS), vai promover diversas atividades no Parque Municipal Palmir Silva, no Horto do Barreto, no próximo sábado, 5 de outubro, das 9h às 14h. O objetivo principal do evento é manter a sociedade engajada na luta pela garantia dos direitos e do respeito ao Estatuto do Idoso, que completa 10 anos. Na programação: shows musicais, palestras, oficinas e distribuição de preservativos.

O horto será transformado num amplo espaço cultural e de lazer, onde os idosos poderão obter informações sobre saúde, educação, direitos, etc. Segundo o presidente da fundação municipal de Saúde, secretário Chico D’Angelo, a valorização da pessoa idosa passa pelo reconhecimento permanente da luta pela concretização dos seus direitos, especialmente, o de viver com dignidade.

"Vamos celebrar aqueles que tanto têm a nos ensinar. E reafirmar nosso compromisso de oferecer, não só aos idosos, mas a toda a população de Niterói uma saúde cada vez melhor. É um trabalho gradativo, mas estamos empenhados nessa luta diária", afirmou Chico D'Angelo.

Profissionais de saúde e voluntários distribuirão preservativos e darão orientações sobre saúde no envelhecimento e higiene oral. O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, por sua vez, distribuirá exemplares
do Estatuto do Idoso, em parceria com a secretaria municipal de Assistência Social. Na tenda do Rotary Club orientação jurídica aos participantes do evento.

9h – abertura oficial com a participação da p
residente do COMDDEPI, Sônia Maria da Rocha;

9h40 - Grupo de Chorinho
;

11h -
Coral Italiano e do Clube de Aposentados e Pensionistas de Niterói;
11h30 às 13h30 - Atividades paralelas:

-  Aula de ginástica com os professores do Projeto Gugu
- Exercícios de reabilitação cardíaca, com a professora Kátia Pedreira Dias, da clínica Seacor
-  Oficina de expressão corporal e condicionamento físico, com representantes do Serviço de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal Fluminense (UFF);
-  Exercícios de alongamento e ginástica com o professor Celso Serafim, da Universo;
- Apresentação do grupo de idosos do Clube Humaitá, dança de salão com Projeto Gugu e Show das Poderosas, com o grupo de Idosos do Centro de Convivência Helena Tibau;
13h30 às 14h – apresentação da ciranda Por Um Envelhecimento Saudável e encerramento.

Serviço:

Dia