logo

logo

Licitações FeSaúde

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações SMEL

Licitações Sexec

SMO-UGP/BID

Licitações SMEL


Início
Niterói contra Dengue: Prefeitura lança campanha neste sábado, 5 de outubro PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de Niterói, por meio de diversas outras secretarias municipais, e em parceria com a sociedade organizada, lançará neste sábado (05/10), às 9h, na Policlínica Regional de Itaipu, a campanha Niterói contra Dengue. O objetivo é mobilizar os setores públicos, empresas e a comunidade para que, juntos, desenvolvam ações de prevenção e controle da doença no município. Para isso, diversas medidas serão adotadas, como: a intensificação da fiscalização de casas abandonadas e canteiros de obras, entre outros locais; a ampliação dos mutirões intersetoriais nas áreas com maior incidência da doença; e atividades em escolas e outras ações de educação em saúde.
 

Na ocasião da inauguração do programa, um mutirão intersetorial será realizado nos arredores da Policlínica de Itaipu. Essas ações, sempre aos fins de semana, complementam as visitas de rotina, casa a casa, dos agentes de endemias. Além das equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que farão o monitoramento, prevenção e combate aos possíveis focos do Aedes aegypti, trabalhadores da Clin farão capina e retirada de entulhos na região.
O Disque Dengue– (21) 2621-0100 - continuará sendo a linha telefônica exclusiva para solicitação de visitas e denúncias. Ela estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 14h.


Comitês regionais

A estratégia da Fundação Municipal de Saúde (FMS) é mobilizar a comunidade por meio de seis comitês regionais de prevenção da dengue, que irão programar ações de acordo com as especificidades de cada região de Niterói. Eles estarão sediados nas policlínicas regionais Carlos Antonio da Silva, em São Lourenço; Sérgio Arouca, em Santa Rosa; Dr. Guilherme March, no Fonseca; bem como Largo da Batalha, Itaipu e Engenhoca. Mensalmente, todos os comitês se reunirão para trocar informações sobre os índices de infestação do mosquito na cidade e casos ocorridos, além de levantamento dos problemas locais, propostas para o enfrentamento e outras deliberações. Nestas reuniões, também serão definidos a programação de ações intersetoriais e a avaliação dos trabalhos realizados.


Informação e propaganda

Aliada no combate a doença, a informação e a propaganda estarão presentes para manter a população mobilizada. Para isso, haverá ampla distribuição de folhetos informativos nas unidades de saúde, escolas, clubes e eventos de grande participação. Cartazes informativos serão colocados em pontos de grande visibilidade. Serão confeccionadas e colocadas faixas nos principais locais de trânsito da cidade, convocando a população a participar da campanha.

Educação e Saúde

Palestras e atividades educacionais sobre o tema serão realizadas nas escolas, salas de espera das unidades de saúde. Os mutirões intersetoriais voltarão com força total, mobilizando equipes e população nos quatro cantos da cidade, aos sábados, a partir das 8h. As ações reunirão agentes de saúde, garis da Companhia de Limpeza Urbana (CLIN), Secretaria de Obras, Administração Regional, entre outros, com a finalidade de combater focos de mosquitos Aedes aegypti, transmissor da Dengue.
 


Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ