Saúde: Niterói ganha nova Central de Regulação Municipal PDF Imprimir E-mail

Serviço vai possibilitar a centralização de pedidos de internações e vai monitorar funcionamento das unidades de saúde

A Prefeitura de Niterói inaugurou na manhã desta terça-feira (8/10) a Central de Regulação Municipal na Policlínica de Especialidades Sylvio Picanço (Pesp), no centro da cidade.

Com o serviço, as unidades de saúde de Niterói poderão centralizar os pedidos de internações, exames, consultas e cirurgias. Os dados do paciente são enviados para a Central de Regulação, que cadastra as informações no sistema e realiza a busca por vagas.

Inicialmente, essa procura por leitos é feita dentro de Niterói, em unidades públicas ou conveniadas. Posteriormente, a busca é realizada em seis outros municípios (São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Tanguá, Silva Jardim e Rio Bonito), que fazem parte de Região Metropolitana II, e, por ultimo, na cidade do Rio de Janeiro e no restante do Estado.

No momento em que a vaga é localizada, a Central entra em contato com a unidade solicitante, que comunica ao paciente e, caso necessário, providencia a transferência da pessoa para o local.

A Central de Regulação conta também com um sistema de monitoramento, que acompanha o funcionamento das unidades de saúde da cidade. Por esta ferramenta é possível, por exemplo, saber quantas consultas foram feitas no Hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, quais as patologias atendidas, qual a classificação de riscos dos pacientes, entre outros dados.

O sistema permite ainda saber a origem dos usuários da rede púbica de Niterói e qual o principal problema de cada bairro, possibilitando assim políticas de vigilância de saúde específicas para cada região. Poderá ainda informar sobre as necessidades da própria rede municipal, alertando para os locais onde se precisa de mais vagas ou profissionais para atender determinada demanda.

Outra ferramenta importante que foi implantada nas unidades básicas de saúde é um sistema que permite a marcação de consultas ambulatoriais online diretamente nas unidades básicas, como as policlínicas. Caso o usuário procure uma dessas unidades em busca de uma especialidade médica e este atendimento não estiver disponível naquele posto, o paciente já sai com a consulta marcada em outra unidade.

A Central de Regulação possui uma sala onde há videofonistas que realizam a busca pelas vagas sob coordenação de um médico regulador. Há ainda uma sala de monitoramento.

O prefeito da cidade afirmou que a ferramenta é fundamental para requalificar a rede de saúde da cidade.

"Essa ferramenta vai melhorar a qualidade dos serviços prestados. Gostaria de parabenizar toda a nossa equipe na área de saúde. Vocês estão salvando Niterói. Encontramos um cenário de catástrofe, de completa desorganização do sistema. É inaceitável o que aconteceu nos últimos quatro anos. Unidades de saúde foram fechadas e nós reabrimos, como a emergência pediátrica do Getulinho, o Médico de Família da Grota e colocamos para funcionar a Policlínica do Largo da Batalha", resumiu.

O secretário Chico D´Angelo disse que a Central de Regulação é mais um passo para tornar Niterói novamente referência na gestão da saúde no país.

"Essa inauguração tem um papel muito expressivo. Regulação é uma forma de trabalhar a gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) que nos permite fazer diagnósticos sistêmicos, do ponto de vista epidemiológico e do ponto de vista da facilidade de internações e consultas marcadas de maneira organizada e planejada. Hoje, a regulação é um tema muito valorizado pelo SUS para uma gestão mais qualificada", explanou

Fotos: Luciana Carneiro