Prefeitura lança projeto de recolhimento de óleo comestível em residências PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de Niterói lançou nesta terça-feira, 8 de outubro, o Projeto ClinÓleo, de recolhimento de óleo comestível em residências e comércio de toda a cidade. A iniciativa da Companhia de Limpeza de Niterói, conta com o auxílio dos parceiros: Águas de Niterói, Ampla, Cootranit, Econit e do INEA e seu objetivo principal é evitar o despejo do óleo vegetal em ralos, o que compromete tubulações das casas e edifícios, assim como as redes de tratamento de esgoto e também dos corpos hídricos.

O serviço de coleta domiciliar também traz uma novidade sustentável: serão utilizados triciclos elétricos adaptados. Funcionários da Clin farão o recolhimento do material. Os moradores que aderirem ao programa terão descontos em suas contas de luz. O governo de Niterói, através da CLIN, é pioneiro no programa de recolhimento de óleo vegetal domiciliar de porta a porta, de maneira ambientalmente correta.

O projeto piloto, utilizando os triciclos, abrange inicialmente as regiões do Centro, de Icaraí e de São Francisco. Mas todos os postos da Clin serão pontos de entrega voluntária, onde o munícipe poderá entregar seu óleo vegetal e receber, no ato da entrega um desconto, em sua conta de luz, fruto de uma parceria da CLIN com a Ampla.

No caso dos restaurantes a coleta será feita por uma van do INEA e os mesmos receberão um "selo" do programa ClinÓleo que traduz um descarte ambientalmente correto.
Presente ao lançamento, o prefeito da cidade elogiou a iniciativa: "Atualmente oito toneladas de óleo são descartadas de maneira irregular, entupindo galerias de águas pluviais contribuindo para a ocorrência de enchentes. Por isso, além de preservar o meio ambiente, essa iniciativa é tão importante" destacou o prefeito.
Já a presidente da Clin, Cláudia Neves reforçou que o óleo vegetal é um dos maiores poluidores: "O óleo despejado inadequadamente pelos moradores e comerciantes vai diretamente para rios e lagoas, aumentando a poluição e a degradação ambiental." Ela acrescentou que o programa  de coleta domiciliar do óleo será estendido para toda a cidade.
O lançamento do ClinÓleo ocorreu na sede da Clin e contou com a presença do vice-prefeito Axel Grael, da secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, do Secretário de Meio Ambiente,  Daniel Marques, e representantes da Águas de Niterói, Cláudia Barros, e da Cootranit, Jacob Klinber.

Para mais informações sobre como se cadastrar no projeto entre em contato com a CLIN pelo telefone 0800 022 2175 ou pelo site http://www.clin.rj.gov.br.

Fotos Janaina Gouvêa